Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2006 - 14h57

TV britânica terá mensagem de Natal com muçulmana

Publicidade

da Ansa, em Los Angeles

Uma mensagem de Natal "alternativa", além daquela transmitida todos os anos pelo canal britânico Channel 4 junto com o pronunciamento da rainha Elizabeth 2ª, será lida neste ano por uma mulher muçulmana usando o tradicional véu.

Há 13 anos a emissora exibe uma mensagem de Natal não-oficial às 15h do dia 25 de dezembro. A mulher, chamada Khadija, é professora de cultura e religião islâmica. Ela nasceu no Zimbábue, mas é cidadã britânica e há dez anos usa o nigab, o véu negro que cobre o rosto e a cabeça, com uma fenda na altura dos olhos.

"O direito de vestir símbolos religiosos, do nigab ao crucifixo, os comentários do Papa sobre o Islã e a publicação das charges dinamarquesas que retratavam Maomé geraram um debate sobre a pluralidade de culturas, sobre o secularismo e sobre a integração --debate em que os muçulmanos britânicos tiveram um papel chave, dando forma à sociedade britânica do futuro", declarou um porta-voz do Channel 4.

Entre os personagens que nos últimos anos leram a mensagem de Natal "alternativa" estão os Simpsons, o comediante Sacha Baron Cohen e Sharon Osbourne.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre o Channel 4
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página