Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2006 - 21h05

García Márquez promove evento em escola de cinema cubana

Publicidade

da Ansa, em Havana

O prêmio Nobel colombiano Gabriel García Márquez encabeçou nesta sexta-feira um evento pelo 20º aniversário da Escola Internacional do Cinema de San Antonio de los Baños que, nos últimos anos, consolidou diversos talentos na criação da Sétima Arte para a região.

García Márquez, um dos promotores da Escola junto com Fidel Castro e os cineastas cubano Julio García Espinosa e argentino Fernando Birri, percorreu a instalação em companhia dos alunos.

O autor de "100 Anos de Solidão" chegou em Cuba para participar das atividades vinculadas à escola e também das homenagens pelos 80 anos de Fidel, de quem é amigo pessoal e que cedeu provisoriamente o comando do país há mais de quatro meses após uma cirurgia delicada.

Como parte das comemorações, a escola (que também recebe a visita do ator britânico Ralph Fiennes) abrirá uma mostra com trabalhos de ex-alunos e que por sua vez está incluída no 28º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano. O evento começou na terça-feira e termina no próximo dia 15 em Havana.

A Escola do Cinema nasceu em 15 de dezembro de 1986 e nesse dia se realizarão os festejos principais pelos 20 anos. Nas suas duas décadas de existência a instituição cultural formou 540 alunos nas especialidades de direção, roteiro, produção, fotograma, edição e trilha sonora.

Nesta lista há 65 cubanos, 56 brasileiros, 45 colombianos, 41 espanhóis, 33 venezuelanos, 23 mexicanos, 25 argentinos, 25 chilenos, 22 peruanos e 21 bolivianos. Atualmente a Escola é dirigida pelo cubano García Espinosa e estão matriculados 117 alunos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre García Márquez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página