Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2006 - 10h59

Festival de Marrakech premia filme alemão com Estrela de Ouro

Publicidade

da France Presse, em Marrakech

O grande prêmio do 6º Festival Internacional do Filme de Marrakech (FIFM), a Estrela de Ouro, foi concedido neste sábado ao filme alemão "Der Rote Kakadu" ("O papagaio Vermelho"), dirigido por Dominik Graf.

O filme conta uma história de amor que se passa em 1961 em Dresden, na Alemanha Oriental. "Procuramos recompensar um filme justo que lembra uma época dolorosa para muitas nações", afirmou o presidente do júri, o franco-polonês Roman Polanski, que entregou o troféu.

O júri analisou 15 filmes em competição, de países como Itália, Irã, Malásia, Índia, Brasil, Tailândia, Alemanha, Romênia, Espanha, Canadá, Marrocos, Suíça, Dinamarca, França e Estados Unidos.

O prêmio do júri, que recompensa "a originalidade de um cineasta", foi para o filme romeno "Hirtia va fi Albastra" ("O Papel Será Azul"), de Radu Muntean.

A atriz senegalesa Fatou N'Diaye ganhou o prêmio de interpretação feminina por seu papel no filme canadense "Un Dimanche à Kigali", de Robert Favreau. Já o de interpretação masculina foi concedido ao ator alemão Max Riemelt pelo filme de Graf.

"Procuramos recompensar os filmes que se saíram melhor no plano artístico, independentemente de sua nacionalidade ou ideologia política", declarou Polanski.

Durante o festival, foram homenageados o diretor egípcio Tawfiq Salah e o ator marroquino Mohamd Majd. O festival deu destaque ao cinema indiano com 14 filmes e ao cinema italiano de 1945 a 2003 com 42 longas-metragens.

O evento homenageou a atriz americana Susan Sarandon, que ganhou em 1996 o Oscar de melhor atriz pelo filme "Os Últimos Passos de um Homem", de Tim Robins. Ela trabalhou em cerca de 50 filmes com diretores consagrados, entre eles Billy Wilder, Louis Malle e Robert Altman. O encontro cinematográfico também homenageou o jovem diretor chinês Jia Zhangke.

Mais de 120 filmes do mundo inteiro foram exibidos durante nove dias em diferentes salas de cinema da cidade imperial marroquina, assim como na praça Jemaâ el-Fna, declarada patrimônio mundial pela Unesco.

Leia Mais
  • Erramos: Festival de Marrakech premia filme alemão com Estrela de Ouro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marrakech
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página