Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2006 - 12h24

Dia Nacional do Forró reúne homenagens a Gonzagão

Publicidade

MARY PERSIA
da Folha Online

Nesta quarta-feira (13), o Brasil comemora o Dia Nacional do Forró, dada criada em 2005 para homenagear Luiz Gonzaga (1912-1989) no dia de seu nascimento. Alguns eventos homenageiam o Rei do Baião, a começar pela cidade natal do músico, Exu (PE), cidade 700 km de Recife.

Gonzagão, que levou o forró para todo o país nos anos 40, ganha ainda hoje tributos dentro e fora do país. Recentemente, David Byrne gravou "Asa Branca" em inglês para o disco "Bonfires Of São João", do grupo Forró In The Dark, que toca no clube nova-iorquino Nublu. Miho Hatori, do Cibo Matto, canta "Paraíba" em japonês, enquanto Bebel Gilberto vai de "Juazeiro" num misto de português e inglês. Não exatamente uma novidade, se levarmos em consideração que Dizzy Gillespie gravou "Pau de Arara" (parceria com Guio de Moraes) em 1962.

Folha Imagem
Luiz Gonzaga, cantor, compositor e sanfoneiro, nasceu no dia 13 de dezembro de 1912
Luiz Gonzaga, cantor, compositor e sanfoneiro, nasceu no dia 13 de dezembro de 1912
Voltando ao sertão pernambucano, começa às 15h um evento no parque Asa Branca, com shows e muito "forró embaixo do pé de juazeiro" comandado por sanfoneiros da terra, como dizem os organizadores. Grupos musicais e de dança animam a festa de Exu até domingo, quando haverá uma missa dos 94 anos de Gonzagão.

No Rio, a Macambira - Associação Cultural pela Valorização do Forró realiza uma festa também às 15h, no Largo de São Francisco, no centro carioca. Estão programados shows do Trio Balanço Bom, Trio Pé de Serra, Forró da Guota, Malungus, Trio Potiguá, Os Cabras, Paraxaxar, Chico Salles, Mala e Cuia e Trio Pernambuco. Não se paga nada, é só chegar.

Divulgação
Livro revela curiosidades
Livro revela curiosidades
Para quem quer saber mais sobre Gonzagão, o destaque é o lançamento do "Dicionário Gonzagueano, de A a Z" (224 págs.), do jornalista e radialista Assis Ângelo. Este não é o primeiro livro do especialista sobre o músico --Ângelo é autor também de "Eu Vou Contar pra Vocês", lançado em 1990.

O "Dicionário" traz informações curiosas sobre o Rei, como o total de gravações --foram "625 músicas em 125 discos de 78 rpm, 41 compactos simples e duplos de 33 e 45 rpm, de 12 polegadas". Além de Gonzaga, o livro foca em Humberto Teixeira (1916-1979), seu eterno parceiro.

Lei

A lei que instituiu o Dia Nacional do Forró foi sancionada em 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de um projeto de lei de 2001 da deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP).

Nascido em uma fazenda de Exu, Luiz Gonzaga do Nascimento aprendeu a tocar sanfona com seu pai, Januário (imensamente homenageado pelo filho, em especial no disco "Eu e Meu Pai", de 1979). Antes de completar 20 anos foi para Fortaleza (CE), ingressou no Exército e foi parar em Ouro Fino (MG), onde passou a se apresentar em um clube. No fim dos ano 30, já no Rio de Janeiro, deu baixa e seguiu com sua carreira musical.

Leia mais
  • Após "2 Filhos", Breno Silveira negocia filme sobre Gonzagão

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Luiz Gonzaga
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre forró
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página