Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2006 - 12h38

Autor de músicas de "Os Intocáveis" e "Bugsy" receberá Oscar

Publicidade

da Ansa, em Roma

O compositor italiano Ennio Morricone, 78, receberá um Oscar pelo conjunto de sua obra na próxima cerimônia de entrega das célebres estatuetas, que acontecerá em 25 de fevereiro em Los Angeles. Ele compôs cerca de 400 trilhas sonoras e músicas para filmes em seus 45 anos de carreira.

Será o primeiro Oscar para o compositor, que já havia sido indicado ao prêmio cinco vezes: em 1978 pela trilha sonora de "Dias do Paraíso", de Terrence Malick (vencedor do Oscar de melhor filme em 1979), quase dez anos depois por "A Missão", de Roland Joffé, em 1987 por "Os Intocáveis", de Brian De Palma, em 1991 por "Bugsy", de Barry Levinson, e em 2000 por "Malena", de Giuseppe Tornatore.

Apesar dessas indicações, para muitos, seu nome será sempre associado à música dos "spaghetti westerns" de Sergio Leone, cineasta com quem Morricone manteve uma longa e produtiva parceria.

"A Academia quer deste modo reconhecer não só o grande número de trilhas sonoras compostas por Morricone como o fato de que muitas delas são favoritas do público, tidas como obras-primas populares", diz Sid Ganis, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza a famosa festa do Oscar.

Em Roma, Morricone recebeu com felicidade a notícia e confirmou que irá a Los Angeles receber o prêmio. "Claro que vou. Como iria faltar?", brincou. "Era uma vazio que precisava ser preenchido", comentou o compositor ao som dos toques incessantes do telefone em sua casa de Roma, na Piazza Venezia.

"Já tenho seis David di Donatello, quatro prêmios Bafta e outros reconhecimentos. Só estava faltando o Oscar", acrescentou Morricone, dizendo também que "nos últimos dias não estava pensando nisso porque quando se trabalha não se pensa em prêmios".

Mesmo com uma constante colaboração com os maiores cineastas e produtores de Hollywood, Ennio Morricone nunca quis viver nos Estados Unidos. Uma produtora chegou a lhe oferecer uma mansão nos montes de Beverly Hills, mas ele recusou a oferta.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Ennio Morricone
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página