Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2006 - 21h35

Saiba mais sobre a diretoria empossada pela ABL

Publicidade

da Folha Online

Saiba mais sobre a diretoria da ABL (Academia Brasileira de Letras) empossada hoje, no Rio. Os dados biográficos foram divulgados pela instituição.

Presidente

Marcos Vilaça: Advogado, professor universitário, escritor, 7° ocupante da cadeira nº 26, eleito em 11 de abril de 1985, na sucessão de Mauro Mota e recebido em 2 de julho de 1985 pelo acadêmico José Sarney. Recebeu os acadêmicos Ariano Suassuna, Alberto da Costa e Silva e Marco Maciel. Tomou posse como presidente da ABL em 15 de dezembro de 2005.

Atualmente, é Ministro do Tribunal de Contas da União, onde já foi presidente (1995). Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça nasceu em Nazaré da Mata (PE), em 30 de junho de 1939. É filho único de Antônio de Souza Vilaça e Evalda Rodrigues Vilaça. Casado com Maria do Carmo Duarte Vilaça, teve três filhos: Marcantônio (que morreu em 2000), Rodrigo Otaviano e Taciana Cecília.

Secretário-Geral

Cícero Sandroni: Sexto ocupante da cadeira nº 6, eleito em 25 de setembro de 2003, na sucessão de Raimundo Faoro e recebido em 24 de novembro de 2003 pelo acadêmico Candido Mendes de Almeida. Cícero Augusto Ribeiro Sandroni nasceu na cidade de São Paulo, no dia 26 de fevereiro de 1935, filho de Ranieri Sandroni e Alzira Ribeiro Sandroni (ambos nascidos em Guaxupé, Minas Gerais).

Casado desde janeiro de 1958 com a escritora Laura Constância Austregésilo de Athayde Sandroni, tem cinco filhos: Carlos (1958) sociólogo e doutor em etnomusicologia pela Universidade de Tours, França, Clara (1960), cantora e bacharel em música pela UniRio, Eduardo (1961), ator e diretor de teatro formado pela CAL, Luciana (1962) autora de literatura infantil e mestre em literatura pela PUC de SP e Paula (1970), atriz, diretora de teatro e pós-graduada em teatro pela UniRio. O casal tem um neto, Pedro, nascido em agosto de 2003.

Primeira-Secretária

Ana Maria Machado: Sexta ocupante da Cadeira nº 1, eleita em 24 de abril de 2003, na sucessão de Evandro Lins e Silva e recebida em 29 de agosto de 2003 pelo acadêmico Tarcísio Padilha.

Ana Maria Machado nasceu no Rio de Janeiro no dia 24 de dezembro de 1941. É casada com o músico Lourenço Baeta, do quarteto Boca Livre, e o casal tem uma filha. Do casamento anterior com o médico Alvaro Machado, Ana Maria teve dois filhos.

É membro do PEN Clube e do Seminário de Literatura da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Recebeu a Ordem do Mérito Cultural, no grau de Grão-Mestre, a Medalha Tiradentes e a Grande Ordem Cultural da Colômbia.

Segundo-Secretário

Domício Proença Filho: Quinto ocupante da cadeira 28, eleito em 23 de março de 2006 na sucessão do acadêmico Oscar Dias Corrêa e recebido em 28 de julho de 2006 pelo acadêmico Evanildo Bechara.

É doutor em Letras e Livre - Docente em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel e Licenciado em Letras Neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

Professor, é Titular de Literatura Brasileira e Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense, aposentado, após 38 anos de trabalho docente, nos cursos de graduação e de pós-graduação. Atuou em inúmeros outros estabelecimentos de ensino médio e superior no Brasil e no exterior.

Tesoureiro

Evanildo Bechara: Quinto ocupante a Cadeira nº 33, eleito em 11 de dezembro de 2000, na sucessão de Afrânio Coutinho e recebido em 25 de maio de 2001 pelo acadêmico Sergio Corrêa da Costa.

Membro titular da Academia Brasileira de Filologia, da Sociedade Brasileira de Romanistas, do Círculo Lingüístico do Rio de Janeiro. Membro da Société de Linguistique Romane (de que foi membro do Comité Scientifique, para o quadriênio 1996-1999) e do PEN Clube do Brasil. Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.

Professor Emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e da Universidade Federal Fluminense (1998). É também Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra (2000).

Leia mais
  • Presidente da ABL assume 2° mandato e promete abertura
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página