Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2006 - 21h39

Diretor de "Elefante" é preso por dirigir embriagado

Publicidade

da Folha Online

O diretor de cinema norte-americano Gus Van Sant, 54, foi preso sob acusação de dirigir embriagado na cidade de Portland, no Estado do Oregon (noroeste dos EUA), onde mora. A prisão ocorreu na madrugada de quinta-feira (21). Ele foi submetido ao teste do bafômetro, que indicou um nível de álcool em seu sangue acima do permitido pela lei, segundo a polícia.

AP/Polícia de Portland
Foto do diretor tirada pela polícia
Foto do diretor tirada pela polícia
O carro de Van Sant, um Porsche Cayenne ano 2006, estava com os faróis desligados, o que despertou a atenção da polícia. Além do cheiro de álcool, o diretor apresentava os olhos vermelhos e a fala arrastada. Ele também foi reprovado nos testes de sobriedade, segundo a polícia.

Segundo o site "E! Online", a notícia da prisão do diretor foi dada primeiro pelo site norte-americano "TheSmokingGun.com" ("A Pistola Fumegante"), que coleciona retratos policiais de famosos presos e documentos oficiais.

O nível indicado pelo bafômeto foi de 0,19. Isso é mais que o dobro do limite fixado pela legislação do Estado. Ele deve ser levado a juízo no dia 17 de janeiro.

Em 2003, Van Sant levou a Palma de Ouro do Festival de Cannes com o filme "Elefante", que aborda a matança cometida por um grupo de adolescentes em uma escola norte-americana.

Ele também assina a direção de longas como "Gênio Indomável", "Drugstore Cawboy", "Um Sonho sem Limite", a refilmagem de "Psicose" em 1998, clássico de Alfred Hitchcock, e "Last Days" (2005), inspirado nos últimos dias do vocalista da banda grunge Nirvana, Kurt Cobain.

Em "Garotos de Programa" (1991), ele trabalhou com dois ídolos dos anos 90: River Phoenix (morto de overdose em 1993) e Keanu Reeves (o Neo de "Matrix"). Considerado um dos principais nomes do cinema independente, Van Sant também foi produtor executivo do polêmico "Kids" (1995), também sobre o mundo dos adolescentes americanos, expostos a drogas, sexo, Aids e quase nenhuma esperança.
Gay assumido, Van Sant nasceu no dia 24 de julho de 1952, na cidade de Louisville, Estado de Kentucky (sudeste dos EUA). Atualmente, o cineasta filma "Paranoid Park", que tem Portland como cenário.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gus Van Sant
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página