Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2006 - 11h07

Jolie e Pitt visitam refugiados colombianos na Costa Rica

Publicidade

da France Presse, em San José

O casal de atores Angelina Jolie e Brad Pitt fez uma visita relâmpago na segunda-feira a San José para passar o Natal com refugiados colombianos, informou Josef Merkx, representante do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).

Jolie, embaixadora da boa vontade do Acnur desde 2001, e Pitt desejavam uma visita discreta e sem a presença da imprensa, o que fez a organização anunciar a viagem apenas depois de o casal deixar o país, destacou Merkx.

"O conflito na Colômbia é a maior tragédia humanitária do hemisfério ocidental, mas mesmo assim recebe pouca atenção internacional", disse a atriz em comunicado do Acnur. "Minha mensagem de Natal para os refugiados colombianos e para milhões de pessoas deslocadas da Colômbia é que o mundo não os esqueceu completamente", acrescentou a atriz.

"Foi triste ouvir tantas histórias negativas, que mostram a confusão que existe entre os refugiados, vítimas dos conflito e de elementos criminosos", continuou Jolie, fazendo um apelo à tolerância e à solidariedade para com os refugiados no mundo.

Jolie considerou "maravilhoso ter passado o Natal com o povo costa-riquenho e com as famílias refugiadas colombianas".

O casal, chamado pela imprensa de Brangelina, distribuiu presentes aos jovens refugiados em an José, antes de uma reunião com autoridades do governo da Costa Rica. "Em nome do Acnur, agradecemos ao governo e ao povo da Costa Rica por seu constante apoio a todas as vítimas da perseguição e do conflito", declarou a atriz, ao se reunir com o ministro do Trabalho, Francisco Morales, assim como com o vice-ministro das Relações Exteriores, Edgar Ugalde, a vice-ministra do Interior, Ana Durán, e o diretor de Imigrações, Mario Zamora.

No total, 11,5 mil refugiados, dos quais aproximadamente 10 mil são colombianos, vivem nas grandes cidades da Costa Rica. Cerca de três milhões de pessoas já se viram obrigadas a deixar suas casas por causa do conflito armado na Colômbia e 500 mil fugiram para outros países da região, segundo o Acnur.

Em San José, Jolie e Pitt visitaram vários pequenos negócios estabelecidos por refugiados com o apoio do programa de microcrédito do Acnur e conversaram com jovens refugiados sobre os problemas que enfrentam.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Angelina Jolie e Brad Pitt
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página