Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2006 - 11h50

Academia de Hollywood escolherá 5 entre 307 candidatos a melhor filme

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood terão a árdua tarefa de escolher entre os mais de 300 filmes selecionados os cinco indicados ao Oscar de melhor filme para a 79ª edição de entrega do prêmio --celebrada em 25 de fevereiro de 2007, informaram os organizadores nesta quinta-feira.

A Academia informou em um comunicado que 307 filmes se classificaram para concorrer à honra máxima que a indústria do cinema americano concede anualmente. Para entrar na seleção, é necessário que os filmes tenham estreado em salas comerciais de Los Angeles antes da meia-noite de 31 de dezembro --ficando em cartaz por, pelo menos, sete dias consecutivos.
De acordo com as regras da Academia, as fitas selecionadas para o Oscar devem ter mais de 40 min de duração e filmadas em 35 mm ou 70 mm --embora, nos últimos anos, também tenham sido aprovados filmes rodados em formato digital.

As indicações para o Oscar serão anunciadas no próximo 23 de janeiro no teatro Samuel Goldwyn, sede da Academia, em Beverly Hills.

Favoritos

Para este ano, especialistas prevêem uma disputada acirrada entre vários filmes aclamados pela crítica --"Babel", do mexicano Alejandro González Iñárritu, é um forte candidato depois de ter recebido sete indicações ao Globo de Ouro.

Entre os nomes que se destacam como os principais (nas categorias mais importantes) estão também "Os Infiltrados" (Martin Scorsese), "Letters from Iwo Jima" (Clint Eastwood), "The Queen" (Stephen Frears) e o musical ambientado nos anos 60 "Dreamgirls -- Em Busca de um Sonho" (Bill Condon).

"Os Infiltrados" e "Letters from Iwo Jima" são os mais cotados para o Oscar de Melhor Filme. Espera-se que tanto Scorsese quanto Eastwood estejam entre os indicados ao prêmio de Melhor Diretor --repetindo o duelo de 2005, quando Eastwood, com "Menina de Ouro", levou a melhor sobre Scorsese, com "O Aviador".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Babel"

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página