Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2006 - 09h57

Filme nacional perde dias de exibição em cinema pequeno

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Em 2007, os filmes brasileiros terão menos espaço nos cinemas menores, com até quatro salas; manterão o mesmo número de dias de exibição nos complexos que têm entre cinco e oito salas; e ganharão espaço nos complexos com mais de nove salas (uma minoria no país).

Decreto publicado ontem no "Diário Oficial" definiu as regras da cota de tela --número de dias de exibição obrigatória de filmes nacionais nos cinemas-- válida para o ano que vem.

Cinemas de apenas uma sala, que no ano passado eram obrigados a exibir pelo menos 35 dias de filme nacional por ano, em 2007 só serão obrigados a passar filmes brasileiros por 28 dias. Os de duas salas, por exemplo, antes obrigados a projetar produções nacionais por 84 dias (somadas ambas as salas, o que correspondia a 42 dias em cada), agora terão que exibi-las por 70 dias ao todo (35 em cada).

A redução vale também para os cinemas com três (de 147, para 126) e quatro salas (de 224, para 196). Nos cinemas entre cinco e oito salas, as cotas permanecem as mesmas (280, 378, 441 e 448, no total, em cada caso). Em 2006, as cotas representaram cerca de 14% do mercado para filmes nacionais. A Ancine (Agência Nacional do Cinema) disse não ter estimativas prontas ontem.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre cota de tela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página