Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2007 - 12h43

Chile abre Cúpula Mundial do Tango dedicada a Pablo Neruda

Publicidade

da Efe, em Valparaíso

Com a participação de mais de 400 artistas de 45 países, começou ontem na cidade de Valparaíso, no Chile, a Cúpula Mundial do Tango, que presta homenagem ao poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973).

O evento vai até o dia 27 e procura reconhecer as comunidades de qualquer cidade do mundo que se relacionem com o tango. A reunião terá a participação de delegações de Barcelona, Granada, Sevilha e Málaga (Espanha), Buenos Aires, Córdoba e Bariloche (Argentina), Miami (EUA), Tóquio (Japão) e Varsóvia (Polônia), entre outras.

"O tango se transformou a pedido do próprio povo num curinga que expressa as alegrias, tristezas, inquietações e preconceitos do ser humano", disse o prefeito de Buenos Aires, Aldo Cornejo, na abertura do evento.

O músico Osvaldo Requena convidou os artistas e o público "a aprender com a dança e a poesia, a estabelecer novas relações e a aproveitar os inevitáveis encontros inesperados". "Valparaíso, será durante dez dias, a capital mundial do tango. Tenho certeza de que eles serão memoráveis para a história do tango e para a história cultural de Valparaíso", ressaltou o músico.

A cúpula conta também com a participação do "Poeta do Tango", Horacio Ferrer, autor de "Balada para un Loco". Haverá também exposições de artes plásticas e exibições de dança.

A primeira Cúpula Mundial do Tango foi em Buenos Aires, em 1992.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Pablo Neruda
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre tango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página