Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2007 - 09h46

Nova edição valoriza HQ "Os 300 de Esparta", de Frank Miller

Publicidade

PEDRO CIRNE
Colaboração para a Folha de S.Paulo

De um lado, o rei Leônidas e 300 guerreiros que tentam manter a soberania de Esparta. Do outro, dezenas de milhares de persas, comandados pelo rei Xerxes (o brasileiro Rodrigo Santoro), tido como um deus por seu povo. Esta é a sinopse do filme "300", de Zack Snyder, cuja estréia no Brasil está programada para 30 de março. O longa adapta a história em quadrinhos "Os 300 de Esparta", que está sendo relançada no país em uma edição especial.

Reprodução
"Os 300 de Esparta", de Miller
"Os 300 de Esparta", de Miller
"Os 300 de Esparta" é obra de um dos maiores nomes dos quadrinhos contemporâneos: o norte-americano Frank Miller, também autor da série "Sin City", "Batman: O Cavaleiro das Trevas" e "Demolidor - A Queda de Murdock".

Miller começou a ficar famoso no início dos anos 80, quando desenhava histórias do Demolidor, super-herói da editora Marvel. Mais de 25 anos depois, continua a trabalhar no gênero (no momento, prepara uma história em que o Batman enfrenta a Al Qaeda), mas conseguiu nome o suficiente para publicar trabalhos autorais.

As histórias mais pessoais de Miller trazem combatentes honrados e destemidos que jamais recuam ou desistem, mesmo que isso signifique morrer.

É o caso dos inflexíveis Marv (de "Sin City"), Martha Washington (personagem já publicada no Brasil, mas menos conhecida) e dos guerreiros que participaram da Batalha das Termópilas, confronto que realmente aconteceu e que é narrado, de forma romanceada, em "Os 300 de Esparta".

A HQ foi lançada em 1998 nos Estados Unidos como uma minissérie em cinco edições. Fez sucesso entre a crítica, sendo premiada em três categorias do Eisner Awards (o Oscar dos quadrinhos dos EUA): melhor série limitada, melhor colorista (Lynn Varley) e melhor roteirista-artista (Frank Miller).

Volume único

"Os 300 de Esparta" não é inédita no Brasil: saiu pela primeira vez em 1999, repetindo o formato original (minissérie em cinco partes). A reedição deste ano traz duas novidades.

A história agora é publicada em um volume único e, mais importante, em tamanho e formato diferentes: maior, 33 por 24 centímetros, e horizontal.

As mudanças foram para melhor. O novo formato dá à edição um clima mais cinematográfico, com melhor aproveitamento dos planos de batalha e cenários. Talvez quem veja o filme não se interesse pela HQ, mas quem ler a HQ sentirá vontade de compará-la ao filme.

Os 300 de Esparta
Autores: Frank Miller e Lynn Varley
Editora: Devir
Quanto: R$ 58 (88 págs.)

Leia mais
  • Veja as datas de estréias de diversos filmes
  • Rodrigo Santoro vive imperador persa em filme; confira trailer

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Frank Miller
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página