Publicidade
Publicidade
Documentário traça relação entre cirurgia plástica e corrupção no Brasil
Publicidade
com Reuters, em Park City (Utah)
A conexão entre um "boom" de cirurgia plástica de reconstrução de orelhas e a corrupção dos políticos no Brasil está longe de ser evidente. Mas um jovem diretor dos EUA cruzou o país e conseguiu coletar indícios que traçam essa relação em um novo documentário independente.
| Reuters |
![]() |
| Jason Kohn, diretor do documentário "Manda Bala" (Send a Bullet) sobre corrupção no Brasil |
A cidade de São Paulo (região Sudeste), com seus 20 milhões de habitantes, é apresentada no filme como a "capital do seqüestro" no Brasil. Criminosos, localizados em bairros pobres da periferia, freqüentemente cortam as orelhas de vítimas de seqüestro para pressionar seus familiares a pagarem o resgate --enquanto a vítima, liberada, recorre à cirurgia plástica para restaurar sua aparência, diz Kohn, justificando o "boom" da cirurgia no país.
Em relatos de um seqüestrador ao jovem diretor, a maioria das pessoas que vivem na periferia são do Norte e do Nordeste --que vieram a São Paulo motivados pela falta de comida e de empregos em uma das regiões mais pobres da América Latina. Kohn argumenta que não seria desta forma se os políticos do Norte e Nordeste não tivessem roubado tanto dinheiro.
"Para relacionar as duas histórias [corrupção e cirurgia plástica nas orelhas], realizei um trabalho de cinco anos e a relação, naturalmente, não era tão óbvia no começo", afirma Kohn à Reuters depois da estréia de seu primeiro filme, um refinado trabalho com um apertado orçamento.
Seu trabalho compete com 15 outros documentários no mais importante festival norte-americano de filmes independentes, o qual termina dia 28 de janeiro. Ele espera fechar a distribuição do filme ainda esta semana.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- "Não conheço", diz Gal Costa sobre Marina Lima
- Autor de "Elite da Tropa" lança livro sobre brasileiro preso por ligação com tráfico
- Homem morre depois de participar de programa de Fátima Bernardes
- Deborah Secco vai interpretar a cantora Joelma nos cinemas
- "Brasil não tem criadores", diz dono da TNG
+ Comentadas
- Após ação na Justiça, Ivete Sangalo faz acordo com baterista
- Homem morre depois de participar de programa de Fátima Bernardes
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.







Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV