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24/01/2007
-
07h00
FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online
O desenvolvimento sustentável e a criatividade ocuparão a temática central da 22ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), segundo a avaliação de Paulo Borges, diretor artístico do principal evento de moda do país --a coleção outono-inverno 2007 será apresentada entre 24 e 29 de janeiro no tradicional endereço:o Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera.
"Um projeto muito claro que iniciamos este ano é o da sustentabilidade. A ecologia, o ambiente, a inclusão social e o desenvolvimento econômico podem representar o futuro da moda no Brasil", explicou Borges na abertura do evento à imprensa, nesta terça-feira.
Tendo acompanhado o evento durante 11 anos, Borges acredita que o futuro da moda no país passa pelo ambiente e pela criatividade. "A moda na França se destaca pelo luxo; na Itália, pelo design, o Brasil poderá se afirmar nas próximas décadas com uma moda sustentável e criativa", avalia.
Estética purista
O Pavilhão da Bienal, que abriga a maior parte dos desfiles, assumirá na próxima semana um visual clean, com "purismo e simplicidade" como forma de expressão da temática "sustentável".
"Quem caminhar pelos corredores do evento vai notar muito branco e apenas alguns pontos de cor guiando o olhar. A decoração é minimalista, montaremos apenas o essencial, preservando as formas do prédio de [Oscar] Niemayer", diz Borges.
As instalações do prédio prometem muito "primitivismo brasileiro"; haverá redes para que os convidados que circulam --e desfilam-- pelos corredores deitem para assistir aos desfiles nos telões; as divisões do local vão abusar de muito papelão, enquanto as passarelas exibirão animações minimalistas em preto e branco antes dos desfiles.
Borges defende que, para cultivar a moda sustentável, o exemplo deve vir, primeiramente, de casa, sendo iniciado e lançado dentro do próprio evento de moda. "O diesel utilizado nos climatizadores dos desfiles é biodiesel e o lixo, durante toda a semana, terá coleta seletiva", explica. Todo material produzido durante a semana de moda, inclusive seu site, está "livre de carbono", acrescenta Borges.
Em eventos anteriores, o Brasil já deu seus primeiros passos na direção ecológica, com o lançamento do "algodão orgânico" e de roupas produzidas com garrafas pet.
Parceria sustentável
A Tetra Pak se afirmou nesta 22ª edição como mais uma parceria do evento que deve se fixar em longo-prazo. A empresa de embalagens desenvolveu caixas de chá verde e de água em edições especiais para o evento --todas em branco e preto com imagens e frases ecológicas: "Cultive, preserve, recicle, neutralize-se. Movimento SPFW. Participe".
Os tradicionais parceiros da semana de moda também se voltaram ao "marketing ecológico": a marca de sapatos Melissa, que tradicionalmente distribui brindes em um estande altamente produzido, abraçou a moda da reciclagem trocando diariamente 50 pares de velhas melissas por uma nova --e assinada.
Banco Real, Fiat, Natura e Motorola, antigos parceiros da semana de moda, também investem na causa, apresentando um "discurso ecológico". Do lado de fora dos desfiles, os tradicionais estandes divertem e entretêm, pouco interessados na moda e mais em reafirmar a sua imagem aos "curiosos dos corredores" --que, aliás, fazem a mesma coisa. A Folha Online estará presente para conferir.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o SPFW
Ecologia está na moda na 22ª edição do São Paulo Fashion Week
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da Folha Online
O desenvolvimento sustentável e a criatividade ocuparão a temática central da 22ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), segundo a avaliação de Paulo Borges, diretor artístico do principal evento de moda do país --a coleção outono-inverno 2007 será apresentada entre 24 e 29 de janeiro no tradicional endereço:o Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera.
Divulgação |
Clássica camiseta de prevenção do câncer também abraça a ecologia, por Ronaldo Fraga |
Tendo acompanhado o evento durante 11 anos, Borges acredita que o futuro da moda no país passa pelo ambiente e pela criatividade. "A moda na França se destaca pelo luxo; na Itália, pelo design, o Brasil poderá se afirmar nas próximas décadas com uma moda sustentável e criativa", avalia.
Estética purista
O Pavilhão da Bienal, que abriga a maior parte dos desfiles, assumirá na próxima semana um visual clean, com "purismo e simplicidade" como forma de expressão da temática "sustentável".
"Quem caminhar pelos corredores do evento vai notar muito branco e apenas alguns pontos de cor guiando o olhar. A decoração é minimalista, montaremos apenas o essencial, preservando as formas do prédio de [Oscar] Niemayer", diz Borges.
As instalações do prédio prometem muito "primitivismo brasileiro"; haverá redes para que os convidados que circulam --e desfilam-- pelos corredores deitem para assistir aos desfiles nos telões; as divisões do local vão abusar de muito papelão, enquanto as passarelas exibirão animações minimalistas em preto e branco antes dos desfiles.
Borges defende que, para cultivar a moda sustentável, o exemplo deve vir, primeiramente, de casa, sendo iniciado e lançado dentro do próprio evento de moda. "O diesel utilizado nos climatizadores dos desfiles é biodiesel e o lixo, durante toda a semana, terá coleta seletiva", explica. Todo material produzido durante a semana de moda, inclusive seu site, está "livre de carbono", acrescenta Borges.
Em eventos anteriores, o Brasil já deu seus primeiros passos na direção ecológica, com o lançamento do "algodão orgânico" e de roupas produzidas com garrafas pet.
Parceria sustentável
A Tetra Pak se afirmou nesta 22ª edição como mais uma parceria do evento que deve se fixar em longo-prazo. A empresa de embalagens desenvolveu caixas de chá verde e de água em edições especiais para o evento --todas em branco e preto com imagens e frases ecológicas: "Cultive, preserve, recicle, neutralize-se. Movimento SPFW. Participe".
Reprodução |
A Tetra Pak é mais uma parceria da 22ª edição do SPFW a investir em sustentabilidade |
Banco Real, Fiat, Natura e Motorola, antigos parceiros da semana de moda, também investem na causa, apresentando um "discurso ecológico". Do lado de fora dos desfiles, os tradicionais estandes divertem e entretêm, pouco interessados na moda e mais em reafirmar a sua imagem aos "curiosos dos corredores" --que, aliás, fazem a mesma coisa. A Folha Online estará presente para conferir.
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