Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2007 - 14h19

Espanha premia documentário "Falcão" e fotógrafo brasileiro

Publicidade

da Folha Online
da Efe

O documentário "Falcão - Meninos do Tráfico", produzido e dirigido pelo rapper MV Bill --um dos nomes à frente da Cufa (Central Única das Favelas)-- e por Celso Athayde, ganhou o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha.

O fotógrafo brasileiro Marcos Antonio Fernandes, 42, também recebeu menção honrosa na premiação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira em Madri.

"Falcão", documentário de 58 minutos, foi exibido no "Fantástico" (Globo), em 19 de março do ano passado, revelando o universo de crianças e adolescentes que trabalham para o tráfico de drogas em periferias do Brasil.

O júri do prêmio, que é organizado anualmente pela agência de notícias Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional, concedeu a menção honrosa a Fernandes por uma série de fotos intitulada "Os meninos da luz vermelha", publicada no "Diário do Comércio" em 5 de julho de 2006.

A série traz uma impactante crônica visual de um assalto a um automóvel ocupado por uma mulher, em uma movimentada avenida da cidade de São Paulo. Para captar a seqüência, Fernandes montou guarda durante três dias, a cerca de 200 metros de distância da esquina onde menores da rua costumavam perpetrar ataques a veículos e roubos a motoristas.

"A espera era tensa, mas quando captei o roubo, soube que tinha em meu poder um testemunho cru de nossa realidade, e que poderia fazer algo para tentar mudá-la", disse o fotógrafo.

Por essas imagens, Marcos Antonio recebeu também, no ano passado, o Prêmio Embratel de Fotografia e uma menção especial do prêmio Vladimir Herzog.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o "Falcão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página