Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2000 - 17h17

Faltam favoritos para Oscar de 2001

Publicidade

da Reuters
em Hollywood

Faltando menos de seis semanas para o prazo final para a indicação de filmes ao Oscar, em 31 de dezembro, a disputa cinematográfica mais importante do planeta ainda não tem favoritos.

Poucos dos aspirantes com lançamento previsto para dezembro geraram muitos comentários - em parte porque muitos ainda estão sendo finalizados. Embora seja comum o surgimento de candidatos inesperados entre dezembro e fevereiro, o nível de incerteza visto este ano é fora do comum.

"No passado, sempre se tinha uma idéia do que ia surgir", espantou-se um veterano executivo de marketing. "Mas, este ano, parece que não há nada. Não me recordo de isso ter acontecido antes."

A incerteza vai perdurar por mais algumas semanas. Os estúdios e as produtoras independentes nutrem esperanças de Oscars para filmes como "All the Pretty Horses", "Before Night Falls'', "Cast Away", "Chocolat", "The Claim", "Crouching Tiger, Hidden Dragon", "Finding Forrester", "The Gift", "Pollock", "Proof of Life", "Shadow of the Vampire", "State and Main", "13 Days" e "Traffic", que têm lançamento previsto para dezembro.

É interessante notar que "Crouching Tiger", do diretor de Taiwan, Ang Lee, é visto como candidato à indicação de melhor filme, apesar de ter sido filmado em idioma mandarim.

A indecisão reinante está conferindo possibilidades de Oscar a vários filmes lançados no início do ano, como "Erin Brockovich - Uma mulher de talento".

Outras possibilidades que começam a ser consideradas são "Billy Elliot", da Universal, e "Wonder Boys", da Paramount. Enquanto isso, a DreamWorks espera reativar a memória coletiva com uma exibição incomum de "Gladiador" na "Casa do Oscar" - a sede da Associação Americana de Cinema - em 30 de novembro, com a presença do diretor Ridley Scott.

Respeitando o formato clássico da premiação, seguem alguns candidatos na categoria de Melhor Explicação para esta Inusitada Incerteza em relação aos Oscars:

1) Os eventos cinematográficos do segundo semestre, como o Festival de Cinema de Toronto e o ShowEast, não anunciaram filmes que seriam candidatos certeiros ao Oscar de melhor filme.

O festival de Toronto muitas vezes atua como plataforma de lançamento de filmes destinados ao Oscar. Funcionou assim para ''Beleza Americana'', um ano atrás. Mas a resposta, este ano, a ''Almost Famous'' e ``Dr. T and the Women'' foi comparativamente moderada. ``Crouching Tiger'' conquistou as platéias em Toronto, como vem fazendo em todos os festivais desde Cannes, mas resta saber se a Academia premiaria um filme em língua asiática.

O ShowEast tem um histórico de suscitar interesse em torno de possíveis candidatos a prêmios. Foi assim em 1999, com "Green Mile", "Regras da Vida", "Sweet and Lowdown", "Tudo sobre minha mãe" e "Tumbleweeds". Este ano, foi dominado por "The Legend of Bagger Vance", "Men of Honor" e "Family Man", entre outros.

2) Será preciso redefinir o conceito de "filme candidato ao Oscar". Com "Erin Brockovich" e "Gladiador" entre os possíveis candidatos, muita coisa vai depender de se os eleitores se convencerão a dar a estatueta a filmes tão obviamente comerciais. E o fato é que no quarto trimestre do ano os grandes estúdios produziram principalmente filmes para o grande público.

3) Muitos desempenhos aclamados pela crítica se deram em filmes problemáticos. Ellen Burstyn foi aclamada por sua atuação em "Requiem for a Dream", retrato assustador dos horrores da dependência de drogas. Em vista do tema, não se sabe se os membros da Academia vão assistir o filme até o fim.

A pop star islandesa Bjork em "Dancer in the Dark", Willem Dafoe em "Shadow of the Vampire" e Ed Harris em "Pollock" podem ter problemas semelhantes.

4) Com as bilheterias do mercado de cinema de arte 15 por cento inferiores às de 1999, é pouco provável que produções como "Tudo ou Nada" ou "Shine" chegue à reta final. Os anos 1990 serão lembrados como um período em que filmes "independentes" foram premiados com o Oscar, mas a verdade é que eram filmes que tinham conseguido bilheteria significativa.

Leia mais:

  • Veja quais são os filmes que concorrem às vagas de Oscar estrangeiro

  • Mulher que inspirou o filme diz que vai torcer por ele no Oscar

  • Interação - A Academia é você
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página