Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2007 - 20h56

Almodóvar lamenta falta de "Volver" no Oscar de filme estrangeiro

Publicidade

da France Presse, em Madri

O diretor espanhol Pedro Almodóvar reconheceu nesta segunda-feira que a ausência de seu filme "Volver" entre os candidatos ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi 'um balde de água fria'.

Em uma entrevista à Televisión Española, Almódovar, grande vencedor da 21ª edição dos prêmios Goya, considerados o Oscar do cinema espanhol, admitiu que foi uma surpresa ver que 'Volver' não havia sido selecionado, sobretudo depois de contar 'como favorito entre os cinco favoritos'.

No domingo à noite, 'Volver' ganhou cinco prêmios Goya, entre os quais três dos quatro principais: melhor diretor, melhor filme e melhor atriz, que ficou com a espanhola Penélope Cruz, também indicada ao Oscar.

Almodóvar foi o grande ausente na cerimônia de entrega dos Goya, à qual assistiu de casa. Sua ausência foi resultado da "simples e humana saturação e cansaço de um ano muito intenso", explicou o diretor, que negou que tenha "havido uma animosidade com a Academia [das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha]", organizadora da cerimônia.

O diretor abandonou a instituição em 2005 por discordar do sistema de votação para a eleição dos Goya. 'Em todo lugar onde meu irmão Agustín [presente no evento] estiver, eu estarei absolutamente representado', acrescentou Almodóvar, lembrando que as atrizes principais de seu trabalho também compareceram.

O cineasta disse estar orgulhoso desse filme --para ele, foi o que "mais satisfação" lhe deu. Almodóvar antecipou que já está preparando um projeto, "La Piel que Habito", no qual Penélope Cruz estará no centro. Mas sua personagem será completamente diferente de Raimunda, interpretada por ela em 'Volver'.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Pedro Almodóvar
  • Confira o especial sobre o Oscar 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página