Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2007 - 19h17

Scorsese tem boas chances de ganhar Oscar, dizem especialistas

Publicidade

ROB WOOLARD
da France Presse , em Los Angeles

Martin Scorsese e seu filme "Os Infiltrados" estão entre os favoritos ao Oscar, mas o diretor terá de acabar com uma "maldição" que o persegue há 30 anos. Apesar de ter criado obras-primas da sétima arte, o cineasta nunca ganhou uma estatueta dourada.

Seu suspense sanguinário sobre a máfia irlandesa de Boston concorre em cinco categorias, inclusive as que têm mais prestígio: melhor filme e melhor diretor. A cerimônia será celebrada no dia 25 de fevereiro em Los Angeles.

Efe
Martin Scorsese ganhou o Globo de Ouro de diretor por "Os Infiltrados"
Martin Scorsese ganhou o Globo de Ouro de diretor por "Os Infiltrados"
O aparecimento, porém, de Clint Eastwood na última hora com o seu "Cartas de Iwo Jima", que concorre nas mesmas categorias, pode ofuscar "Os Infiltrados". A situação lembra o Oscar 2005, quando a biografia de Howard Hughes que Scorcese levou para a telona em "O Aviador" liderava a corrida para a estatueta até que Eastwood o deixou para trás com o drama "Menina de Ouro".

Aquela foi a terceira vez que Martin Scorsese perdeu o Oscar para um diretor-ator de cinema. Em 1981, sua obra-prima "Touro Indomável" permitiu a Robert De Niro obter o prêmio de melhor ator, mas a estatueta de melhor diretor escapou das mãos de Scorcese e foi para Robert Redford, por "Gente como a Gente".

Outro caso aconteceu em 1991, quando Kevin Costner levou o Oscar de melhor diretor por "Dança com Lobos" e Scorsese saiu com as mãos vazias, apesar de "Os Bons Companheiros" ter sido considerado um dos 20 melhores filmes da história do cinema, segundo opinião dos usuários do site especializado IMDb.

Scorsese também perdeu o Oscar com "A Última Tentação de Cristo" em 1989 e "Gangues de Nova York", em 2003. Outros dois filmes dele que foram indicados, "Taxi Driver" (1976) e "Cassino" (1996), também ficaram sem o prêmio da Academia das Artes e das Ciências do Cinema.

Ator-diretor

Divulgação
"Os Infiltrados" tem 5 indicações ao Oscar
"Os Infiltrados" tem 5 indicações ao Oscar
Lew Harris, chefe de redação do site Internet Movies, estima que as desventuras de Scorsese se devem, em parte, ao fato de que a maioria dos 5.800 eleitores da Academia norte-americana seja de atores.

"Os atores-diretores ganham geralmente porque há mais ator do que produtor votando", considerou. Muito respeitado, Eastwood é querido entre os atores. "Ele é muito popular. Ninguém tem nada de mau a dizer dele e nem de seus filmes, em particular 'Cartas de Iwo Jima'. Por outro lado, há anos que Scorsese merece um Oscar e nunca ganhou nenhum", afirma Harris.

Segundo Tom O'Neil, editor do jornal "Los Angeles Times", a indicação de Eastwood é "o pior dos pesadelos" para Scorsese. "O diretor que perde regularmente para atores-diretores confronta, agora, o ator preferido da Academia", escreveu O'Neil.

De qualquer forma, Harris está convencido de que as possibilidades de Scorsese ganhar nunca foram tão boas. "Se ganhar um Oscar, será por 'Os infiltrados'", profetizou.

Leia mais
  • "Dreamgirls" e "Babel" lideram indicações ao Oscar 2007
  • Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2007
  • Assista aos trailers dos indicados ao 79º Oscar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Martin Scorsese
  • Confira o especial sobre o Oscar 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página