Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2007 - 20h02

Rock in Rio 2008 será realizado simultaneamente em Lisboa e Madri

Publicidade

da Efe, em Madri

O Rock in Rio 2008 terá, pela primeira vez na história do festival, duas sedes paralelas: Lisboa (Portugal) e Madri (Espanha). A cidade portuguesa já recebeu duas edições do festival nascido em 1985, no Rio de Janeiro, enquanto as proximidades da capital espanhola sediarão o evento pela primeira vez.

Uma das atrações do Rock in Rio 2008 já está confirmada: o cantor espanhol Alejandro Sanz. Na Espanha, o cenário do festival será a localidade de Arganda del Rey, perto de Madri, onde os shows acontecerão nos dias 27 e 28 de junho e 4, 5 e 6 de julho.

O criador do festival, o empresário brasileiro Roberto Medina, apresentou hoje o evento em Madri, pedindo o "apoio da sociedade espanhola" para conquistar "algo importante para causas ambientais e sociais" durante o evento.

O pedido também foi feito pelo cantor Alejandro Sanz, embaixador do projeto "Por um Mundo Melhor" --que promoverá uma série causas ambientais com o dinheiro arrecadado no Rock in Rio.

No evento, 5% do total arrecadado com as entradas serão destinados a programas de redução da emissão de carbono e para "fazer da música uma poderosa forma de comunicação que possa conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar do ambiente", afirmou Medina.

Alejandro Sanz destacou "a necessidade de realizar um esforço comum" para chamar a atenção sobre o efeito estufa. Para o cantor, "é importante que um acontecimento assim ocorra na Espanha, para mostrar que é possível realizar aqui um festival à altura dos maiores do mundo".

Para a realização do Rock in Rio 2008, Arganda del Rey abrirá as portas da Cidade do Rock, um espaço com mais de 200 mil m2 (o equivalente a 20 estádios de futebol). O espaço terá capacidade para abrigar 100 mil pessoas por dia, e receberá mais de 70 apresentações.

O organizador do festival na Espanha, Gay Mercader, garantiu que o festival terá a participação de diversos artistas de peso. Segundo Mercader, "todos querem atuar no Rock in Rio, embora ainda seja cedo para fechar as complexas negociações para garantir a presença de estrelas do pop mundial".

Nas cinco edições já realizadas, três no Rio de Janeiro (1985, 1991 e 2001) e duas em Lisboa (2004 e 2006), o festival reuniu mais de 4 milhões de pessoas, com quase 400 apresentações.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Rock in Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página