Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2007 - 10h16

MAM-SP exibe 150 anos em fotografias de museu espanhol

Publicidade

da Folha Online

O MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) exibe ao público a partir desta quarta-feira (7) --até o dia 1º de abril-- a exposição "A Fotografia na Coleção do Ivam", do Instituto Valenciano de Arte Moderna. A mostra traz seleção de cerca de 60 fotos que percorrem a história do registro de imagens de seu surgimento até os dias de hoje.

Divulgação
"Puerto de pescadores", de Jose Miguel Ruiz (Cartagena, 1963)
"Puerto de pescadores", de Jose Miguel Ruiz (Cartagena, 1963)
A exposição traz uma seleção de fotografias dos autores mais significativos da história desse meio de expressão. Todas as obras pertencem à coleção que o Ivam reuniu a partir de doações particulares, dos próprios artistas, de comodatos da Real Academia de Bellas Artes de San Carlos, da Fundação Josep Renau, da Coleção Gabriel Cualladó, da Coleção Ordoñez-Falcón, da Coleção Gandia i la Safor e, sobretudo, pelas aquisições periódicas feitas pela instituição valenciana.

Dos primeiros registros de metrópoles ainda em construção ao experimentalismo do início do século passado, a exposição traz imagens de pioneiros como William Fox Talbot, os vanguardistas Marcel Duchamp, Man Ray e André Kertész, e contemporâneos como Robert Rauschenberg, Joan Fontcuberta e Gabriele Basilico.

Divulgação
Alexander Rodchenlo fotografa a Columna Dinamo, em 1935
Alexander Rodchenlo fotografa a Columna Dinamo, em 1935
"A Fotografia na Coleção do Ivam" permite revisar a história da fotografia desde suas origens à atualidade por meio de núcleos dedicados aos pioneiros, à fotomontagem e às experimentações, entre outros.

"Esta exposição segue uma ordem cronológica e está dividida em temas como a fotografia humanista e documental, o retrato, as montagens e as colagens. Assim, o público poderá ver a evolução da história da fotografia ao longo do tempo e observar, ao mesmo tempo, a evolução tecnológica, entrando em contato com uma grande variedade de técnicas", disse Consuelo Císcar, que assina a curadoria da mostra ao lado de Fernando Castro, ambos do IVAM.

Uma das primeiras fotografias expostas é "Articles of China", que o britânico William Fox Talbot, tido por historiadores como o inventor da técnica fotográfica, fez em 1844. A técnica usada na foto da mostra foi patenteada por ele e marcou o início da indústria da fotografia no Reino Unido e no resto da Europa.

Divulgação
"Le Cadeau", de Man Ray (1921)
"Le Cadeau", de Man Ray (1921)
Jean Edouard Steichen, que ajudou a modernizar o meio com Alfred Stieglitz, fotografa o nascimento do horizonte nova-iorquino em "Flatiron Building", de 1905. Lewis Hine faz seu retrato do cotidiano nas engrenagens da indústria numa fotografia tirada em 1911 em Massachusetts, Estado ao norte de Nova York no então nascente eixo industrial Washington-Boston.

O surrealista Man Ray está presente com "Le Cadeau", de 1921, o retrato de um objeto insólito como todo o movimento. A mostra do MAM traz ainda "Distorsion noº 41", de 1933, em que André Kertész distorce os contornos de uma mulher por meio de seu reflexo numa superfície abaulada.

Helmar Lerski dá um revestimento metálico ao rosto de um modelo em "Metamorphosis Through Light", de 1936. Um erotismo sutil é a marca de "Nude mit Seil und Reifen", do tcheco Frantisek Drtikol, e 'Banhista ao sol', feito por Franz Roh em 1931.

A FOTOGRAFIA NA COLEÇÃO DO IVAM
Quando: de ter. a dom., das 10h às 18h. Até 1º/4
Onde: MAM-SP (pq. Ibirapuera, portão 3, tel. 0/xx/11/5085-1300)
Quanto: R$ 5,50

Com agência Ansa

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre exposições no MAM-SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página