Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2007 - 09h21

Companhias mineiras dominam Panorama Sesi de Dança em SP

Publicidade

BEATRIZ PERES
do Guia da Folha

Vai muito além do grupo Corpo a produção de dança em Minas Gerais. Sede de uma das mais importantes companhias do país, Belo Horizonte abriga também uma efervescente cena independente. E é para essa direção que aponta o olhar o Panorama Sesi de Dança deste ano.

De hoje ao dia 18, nove grupos (sendo seis mineiros) mostram seus trabalhos em espetáculos sempre gratuitos no Teatro Popular do Sesi durante a sétima edição do evento.

A curiosidade de escapar do que é normalmente visto no circuito Rio-São Paulo foi o que levou a jornalista e colaboradora do Guia Ana Francisca Ponzio, há três anos à frente da mostra, a investir nos convidados de Belo Horizonte. "É importante perceber como a dança se estruturou em Minas, com a existência de muitos grupos independentes", diz.

Entre as companhias mais jovens, destaque para a dirigida por Rodrigo Quik (ex-Corpo), em que quatro bailarinos interpretam o resultado de uma pesquisa sobre o pós-cubismo na composição "Formas e Linhas".

A bailarina e coreógrafa Dudude Herrmann, nome importante há anos da cena mineira, interpreta um solo ("Maria de Lourdes en Tríade") e "Na Planície, Logo Montanha, Aparece o Mar..." com a Benvinda Cia. de Dança.

No encerramento do evento, a Companhia de Dança Palácio das Artes apresenta "Transtorna", com 22 intérpretes em cena sob direção de Christina Machado.

Os paulistanos, no entanto, fazem as honras na estréia. A mostra começa com "Kafka in Off", composição de Sandro Borelli que comemora os dez anos de sua companhia, uma das mais importantes do circuito independente de São Paulo. A peça combina células de três trabalhos anteriores sobre o universo do escritor: "A Metamorfose" (2002), "O Processo" (2003) e "Carta ao Pai" (2006).

Confira a programação completa no site do Sesi.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Sesi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página