Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2007 - 12h05

Americano ganha World Press Photo 2006 com imagem de Beirute

Publicidade

da Efe, em Bruxelas

O fotógrafo americano Spencer Platt é o ganhador do World Press Photo 2006 na categoria de Foto do Ano, com uma imagem da destruição que o conflito entre Israel e o grupo radical libanês Hizbollah causou em Beirute em meados do ano passado.

A foto de Platt, que trabalha para a agência Getty Images, é de 15 de agosto, primeiro dia do cessar-fogo entre Israel e a o grupo libanês. A imagem mostra um grupo de jovens libaneses passeando em um automóvel conversível vermelho entre as ruínas da cidade.

AP
Foto vencedora do World Press Photo 2006
Foto vencedora do World Press Photo 2006
O júri internacional da 50ª edição selecionou a foto de Platt entre as 78.083 imagens de 4.460 profissionais que concorreram a um dos prêmios mais importantes do fotojornalismo, concedido anualmente em Amsterdã (Holanda).

"Tem a complexidade e a contradição da vida real no meio do caos. Esta fotografia te faz ver além do óbvio", disse em comunicado a presidente do júri internacional do World Press Photo, a americana Michele McNally, editora de fotografia do jornal "The New York Times".

O prêmio, de US$ 10 mil, será entregue numa cerimônia em Amsterdã em 22 de abril. No total, o júri premiou o trabalho de 58 fotógrafos em 10 categorias.

A categoria Assuntos Contemporâneos foi vencida pelo espanhol José Cendón, da Agência France Presse. A foto mostra as condições dos internos em vários hospitais psiquiátricos da África Subsaaariana.

Na categoria Imagens de Notícias, o primeiro prêmio para fotografias individuais foi para o nigeriano Akintunde Akinleye, da Reuters, por uma imagem sobre a explosão de um oleoduto na Nigéria em dezembro.

O italiano Paolo Pellegrin, da Magnum Photos, venceu na categoria de Notícias Gerais, com a fotografia de um morto nos bombardeios no Líbano.

O primeiro prêmio em Esportes foi recebido pelo também italiano Max Rossy, da Reuters, por uma imagem de ginastas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o World Press Photo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página