Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2007 - 18h56

Escritora Zélia Gattai recebe alta e deixa hospital em Salvador

Publicidade

da Folha Online

No fim desta tarde de sexta-feira, a escritora Zélia Gattai, 90, deixou o Hospital da Bahia (Salvador), onde estava internada. Ela deu entrada no último domingo (4), quando foi levada à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após o diagnóstico médico de embolia pulmonar.

Após evolução satisfatória, a escritora permaneceu em quarto comum, respirando sem ajuda de aparelhos. Zélia Gattai também recebeu medicação e alimentação por via oral, seguindo um programa de fisioterapia.

Xando P.-25.out.2001/Folha Imagem
Saiba mais sobre Zélia Gattai, que mora no bairro do Rio Vermelho, em Salvador (BA)
Saiba mais sobre Zélia Gattai, que mora no bairro do Rio Vermelho, em Salvador (BA)
No último dia 27, Gattai também recebeu alta médica depois ter sido levada ao mesmo hospital --cinco dias após sofrer uma queda em seu apartamento, de acordo com familiares.

Em outubro último, a escritora foi internada às pressas, no Hospital Aliança, após ter apresentado insuficiência cardíaca e edema agudo pulmonar. Encaminhada à UTI (Unidade de Terapia Intensiva), recebeu alta depois de quase 15 dias.

Memorialista, romancista e fotógrafa, a paulistana Zélia Gattai Amado é viúva do escritor Jorge Amado (1912-2001), que morreu em agosto de 2001. A escritora tomou posse da cadeira nº 23 da ABL (Academia Brasileira de Letras) em maio de 2002 --antes dela, a cadeira foi ocupada pelo seu marido.

O livro de estréia da escritora, "Anarquistas, Graças a Deus", acumulava mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil ao completar 20 anos de sua primeira edição. Algumas de suas obras foram traduzidos para o francês, o italiano, o espanhol, o alemão e o russo.

Leia mais
  • Saiba mais sobre a escritora paulistana Zélia Gattai

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Zélia Gattai
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página