Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2007 - 16h12

Músico Johnny Alf é internado em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

O cantor, compositor e pianista Johnny Alf, 77, considerado um dos precursores da bossa nova, está internado desde a última sexta-feira (9) no Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, em São Paulo.

Segundo a assessoria de imprensa da instituição, Alf chegou ao local com hipertensão. Após exames, ele foi medicado e levado a um quarto. Apesar do quadro estável, o compositor deve ser transferido entre hoje e amanhã para Hospital das Clínicas para exames complementares.

Divulgação
Johnny Alf, 77, foi internado em São Paulo
Johnny Alf, 77, foi internado em São Paulo
Como precursor da bossa nova --são 53 de carreira e 47 dedicados ao gênero--, Johnny Alf é aclamado por grandes nomes do movimento, como João Gilberto e Dolores Duran.

Com formação de piano clássico na adolescência, Alf se profissionalizou na noite de Copacabana, em que conheceu e tornou-se amigo de Dolores Duran, João Gilberto e João Donato.

O músico rapidamente tornou-se um nome lendário --suas temporadas na primeira metade dos anos 50 reuniam na platéia ouvintes como Tom Jobim, Sylvia Telles, Baden Powell, Roberto Menescal e Alaíde Costa, entre outros.

Com influências jazzísticas de George Shearing, Cole Porter e Nat King Cole, o piano de Alf influencia legiões de cantores e pianistas não só no Brasil, mas em todo o mundo. "Eu ouvia muito Sarah Vaughan e Nat King Cole, cantava muito o repertório deles na boate. Aí, aprendi a usar o jazz como cobertura na minha música", disse ele à Folha no início de 2006.

Nascido Alfredo José da Silva, no Rio, Johnny Alf veio morar em São Paulo em 1955, onde vive até hoje. Em mais de cinco décadas de carreira, criou célebres composições como "Rapaz de Bem" e "Eu e a Brisa", sua canção mais famosa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Johnny Alf
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página