Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2007 - 17h44

Jornal turco afirma que Orhan Pamuk volta ao país em abril

Publicidade

da Efe, em Ancara

O jornal turco "Sabah", que em artigo recente divulgou informações segundo as quais o Prêmio Nobel de Literatura Orhan Pamuk tinha deixado país, publica neste domingo que o escritor voltará a Istambul no início de abril.

O jornal não especifica se Pamuk retornará apenas para uma breve visita ou se voltará a morar no país. Enquanto isso, o próprio escritor evita falar sobre as especulações sobre sua fuga para os Estados Unidos.

Divulgação
Escritor Orhan Pamuk deve voltar à Turquia
Escritor Orhan Pamuk deve voltar à Turquia
Em artigo publicado na última sexta, o redator-chefe do jornal "Aksam", Serdar Turgut, acusou Pamuk de manchar a imagem de seu próprio país ao manter o silêncio sobre o assunto.

Turgut afirmou que Pamuk é na verdade um "covarde", temeroso de que sua imagem internacional possa ser prejudicada caso declare abertamente que foi para os Estados Unidos lecionar em uma universidade.

"Orhan Pamuk, que silenciosamente deixou a Turquia após o assassinato de Hrant Dink (jornalista turco), voltará no dia 6 de abril", publica o "Sabah", que afirma ainda que o escritor fez reserva em um vôo de Nova York para Istambul. Ainda segundo a publicação, Pamuk estaria procurando uma casa para comprar em Nova York.

No início do mês, o redator-chefe do "Sabah", Fatih Altayli, afirmou que não eram "apenas intrigas" as informações de que Pamuk retirou US$ 400 mil de sua conta bancária e deixou a Turquia "decidido a não voltar por muito tempo".

Outros jornalistas disseram que ele não fugiu, mas viajou aos Estados Unidos para lecionar em uma das principais universidades do país. Pamuk teria um contrato com a Universidade de Columbia para dar aulas de criação literária.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Orhan Pamuk
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página