Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2007 - 00h53

Al Gore e Davis Guggenheim levam Oscar de documentário

Publicidade

da Folha Online

Como muitos já esperavam, o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore subiu ao palco do teatro Kodak, em Los Angeles, para receber o Oscar de melhor documentário ao lado de Davis Guggenheim, diretor de "Uma Verdade Inconveniente".

O filme venceu os concorrentes "Deliver Us from Evil", "Iraq in Fragments", "Jesus Camp" e "My Country, My Country".

AP
Documentário traz ex-vice-presidente Al Gore
Documentário traz ex-vice-presidente Al Gore
No longa, Gore, que foi vice-presidente dos EUA durante os dois mandatos de Bill Clinton (1993-2001) e candidato à Presidência em 2000, transfere ao cinema sua condição de líder ecologista.

O filme aborda as graves conseqüências do aquecimento global, a progressiva desertificação e a redução dos recursos naturais básicos. O documentário, que já foi apresentado em vários festivais, como o de Cannes, representa uma arma a mais na luta ecologista que Al Gore iniciou após perder as eleições de 2000.

O filme inclui também críticas à gestão do meio ambiente do atual presidente dos EUA, George W. Bush, e à manipulação dos relatórios por cientistas, que com freqüência expressam verdades inconvenientes para determinados interesses políticos e econômicos.

"Uma Verdade Inconveniente" se baseia em estudos científicos que, de maneira unânime, confirmam que, a menos que se freiem as emissões de dióxido de carbono e outros gases que retêm o calor na atmosfera, o aquecimento global causará uma mudança climática que acabará com a vida atual tal como a conhecemos.

Na categoria de melhor documentário em curta-metragem o vencedor foi "The Blood of Yingzhou District", de Ruby Yang.

Especial
  • Confira a cobertura completa do Oscar 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página