Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2007 - 18h33

Emirados Árabes terão seu próprio museu do Louvre

Publicidade

da France Presse, em Paris

Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, terá seu próprio museu do Louvre em 2012 ou 2013, com a aplicação de um acordo que será assinado na terça-feira, apesar da polêmica causada pelo projeto nos meios culturais franceses.

O ministro francês da Cultura, Renaud Donnedieu de Vabres, e o presidente da entidade do Emirado encarregada do Turismo e do Patrimônio, xeque Sultan Bin Tanun, assinarão, em nome de seus respectivos países, o acordo considerado pelas autoridades francesas como "uma primícia mundial".

O acordo estabelece a criação de um museu dedicado principalmente à arte ocidental, cujas obras serão fornecidas pelos museus franceses. A nova entidade se chamará "Louvre Abu Dhabi".

As obras de construção do novo museu começarão neste ano e estima-se que vá abrir as portas em 2012 ou 2013, segundo o ministério francês da Cultura.

O acordo atribui cerca de 700 milhões de euros à França, segundo o jornal "Le Monde", mas o ministério se recusou a confirmar este valor na segunda-feira. A construção do edifício custará 83 milhões de euros, que serão pagos por Abu Dhabi.

Leia mais
  • Estresse leva funcionários do Louvre a fazer greve
  • Louvre compra "Santa Madalena" por R$ 13,7 milhões
  • Louvre bate recorde e se mantém como museu mais visitado do mundo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o museu do Louvre
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página