Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2007 - 10h55

Escritor americano Jonathan Littell é naturalizado francês

Publicidade

da France Presse, em Paris

O escritor americano Jonathan Littell, vencedor do último Prêmio Goncourt com "Les Bienveillantes", foi naturalizado francês segundo um decreto publicado nesta sexta-feira no Diário oficial.

Nascido em outubro de 1967 em Nova York em uma família judaica de origem polonesa, Jonathan Littell é filho do jornalista americano Robert Littell, especializado em romances de espionagem. Cresceu na França e se formou em Paris, antes de dar seqüência aos estudos em universidades americanas.

O jornal francês "Le Figaro", que anuncia a naturalização na edição desta sexta-feira, lembra que a nacionalidade francesa foi "negada duas vezes no primeiro semestre de 2006 (antes do Goncourt) e depois concedida graças à sua recente notoriedade".

"Les Bienveillantes" (que pode ser traduzido como "Os Benevolentes"), o primeiro romance escrito diretamente em francês por Jonathan Littell, recebeu no ano passado o Grande Prêmio de Romance da Academia Francesa e depois com o Goncourt, a premiação literária mais importante do país.

"Les Bienveillantes", que já vendeu quase 600 mil exemplares, narra em mais de 900 páginas as confissões de um antigo oficial das "SS" que descreve sem nenhum remorso as atrocidades que cometeu durante o regime nazista da Alemanha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Prêmio Goncourt
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página