Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2007 - 17h53

Escritor Gerardo Mello Mourão morre aos 90 anos no Rio

Publicidade

da Folha Online

O poeta e escritor cearense Gerardo Mello Mourão morreu às 3h45 desta sexta-feira (9), no Rio, aos 90 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Ele estava internado na Casa de Saúde São José, em Humaitá(zona sul), desde janeiro deste ano. Com a saúde bastante debilitada nos últimos anos, era safenado, tinha problemas respiratórios e havia piorado após ter sofrido uma queda ao descer de um avião.

Reprodução
Gerardo Mello Mourão
Gerardo Mello Mourão era escritor e poeta
Autor do livro "O Valete de Espadas", Mourão era jornalista, foi deputado federal, líder integralista, trabalhou como correspondente da Folha em Pequim entre 1980 e 1982.

Poliglota, foi candidato a uma vaga na Academia Brasileira de Letras e teve seu nome indicado para o Nobel de Literatura em 1979.

Antes de migrar para o Rio e Minas Gerais, estudou em seminário em Fortaleza. Ele nasceu no dia 8 de janeiro de 1917 no município cearense de Ipueiras (pé da serra de Ibiapaba). Era pai de três filhos (Bárbara, Gonçalo e o artista plástico Tunga).

Amigo do escritor, o editor José Mario Pereira, da Topbooks, conta que "O Valete de Espadas" (1960) foi considerado o primeiro romance expressionista da literatura brasileira. Foi autor também de livros como o poema épico "Invenção do Mar" (Prêmio Jabuti, 1999) e "O Bêbado de Deus" (2001).

Era membro da Academia Brasileira de Filosofia e do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura. Foi professor de história e cultura da América na Universidade Católica do Chile (1964-67).

O corpo está sendo velado na capela do próprio hospital. O enterro será no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Leia mais
  • Gerardo Mello Mourão lança "O Bêbado de Deus"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerardo Mello Mourão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página