Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2007 - 13h54

"A Anunciação", de Da Vinci, chega a Tóquio após polêmica

Publicidade

da Efe, em Tóquio

O quadro do século 15 "A Anunciação", de Leonardo Da Vinci, chegou hoje ao Museu Nacional de Tóquio, onde será a estrela de uma exposição dedicada à Itália que será aberta na próxima terça-feira.

Um porta-voz do museu disse que o quadro, cuja saída da Itália criou polêmica, chegou às 9h45 (21h45 desta terça-feira em Brasília), ao aeroporto Narita de Tóquio e foi levado ao centro às 13h30 (1h30 de Brasília), onde são realizados os trâmites alfandegários.

Reprodução
Tela "A Anunciação", de Leonardo Da Vinci
Tela "A Anunciação", de Leonardo Da Vinci
"A Anunciação" deverá ser exposto na próxima sexta-feira na sala onde ficará até 17 de junho como parte da mostra "A Mente de Leonardo", que integra o Festival Primavera Italiana, no Japão.

O porta-voz do Museu Nacional de Tóquio não quis entrar na polêmica criada pelo transporte ao Extremo Oriente de uma obra exposta desde o século 19 na Galleria degli Uffizi, de Florença, e que foi avaliada em ?100 milhões de euros.

Pintada por Da Vinci quando tinha 20 anos, por volta de 1472, "A Anunciação" tem quase um metro de largura por dois de comprimento. Ele representa o momento em que o arcanjo Gabriel comunica à Virgem Maria que ela será mãe do filho de Deus.

A obra chegou na terça-feira a Tóquio em um avião da Alitalia, dentro de um contêiner especial à prova de choques e climatizado por meio de microchips.

"A Anunciação" é exibido desde 1867 na Galleria degli Uffizi, de onde o quadro foi tirado pela última vez em 1940 para outra mostra.

Desta vez, sua saída da Itália gerou polêmica nos círculos artísticos e políticos. Um senador chegou a se acorrentar a uma coluna da galeria de Florença em sinal de protesto.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Leonardo da Vinci
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página