Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2007 - 13h30

Mulheres foram co-autoras de grandes obras, diz Nélida Piñon

Publicidade

da Efe, em Santa Cruz

A escritora brasileira Nélida Piñon disse que as mulheres foram co-autoras dos grandes textos da literatura universal, mesmo não os tendo escrito, porque sempre foram "testemunhas dos momentos mais radicais" da vida humana, da morte e do nascimento.

A escritora, que ganhou o prêmio Príncipe de Astúrias das Letras em 2005, fez estas declarações em entrevista coletiva em Tenerife, nas Ilhas Canárias, por ocasião de sua participação no congresso "Literatura e Mulher: Perspectivas do Século 21".

A autora de "A República dos Sonhos" argumentou, como exemplo, que William Shakespeare provavelmente jamais perguntou à mulher "como se dá à luz uma criança e como é morrer", mas lembrou que as obras do dramaturgo inglês mostram seu conhecimento destes eventos.

As mulheres, pelo contrário, "sempre estiveram ali" e perguntam e analisam os grandes fatos do ser humano, nascimento e morte. Por isso, um homem poderia dirigir-se a elas e perguntar sobre "como são os últimos suspiros", disse Piñon.

"O médico vai embora, mas quem historicamente fica ao lado do leito do moribundo, e depois do morto, é a mulher", disse a escritora, natural do Rio de Janeiro.

A autora disse que, ao longo da história, "a mulher teve a sabedoria da morte e a sabedoria da vida", e foi "protagonista das distâncias do amor".

Isso fez com que a mulher tivesse "uma gramática extraordinária em relação aos grandes sentimentos e aos grandes dramas humanos", afirmou a autora de "Guia-mapa de Gabriel Arcanjo".

"Acho que os grandes autores buscaram o testemunho da mulher para dominar o saber, o conhecimento", o que faz do grupo feminino "co-autor" dos grandes textos literários, embora não tenha participado da escrita, disse Piñon, que é a primeira mulher designada presidente da Academia Brasileira de Letras.

Leia mais
  • Nélida Piñon abre encontro de escritores em Portugal

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Nélida Piñon
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página