Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2007 - 14h53

Grécia pressiona Louvre pela devolução de mármores do British Museum

Publicidade

da Ansa, em Londres

O governo da Grécia pediu ao museu do Louvre, em Paris, para que este pressione o British Museum pela devolução dos mármores do Partenon, peça histórica do mundo helênico.

Os mármores estão expostos em uma sala preparada especialmente dentro do museu britânico desde 1939. De lá para cá, foram feitos muitos pedidos de devolução pelo governo da Grécia --os quais nunca foram atendidos.

Segundo a imprensa britânica, as autoridades gregas negaram-se a emprestar para o Louvre uma escultura antiga de uma de suas exibições, justificando a decisão pela fragilidade da peça.

Mas fontes do Louvre acham que o empréstimo da peça de bronze está sendo negado pela Grécia para pressionar o museu. O museu parisiense abriu ontem pela primeira vez uma exibição com as esculturas gregas sem o "Éfebo de Maraton", de Praxiteles.

A tensão entre Grécia e França cresceu depois da negativa do governo grego em emprestar o dito artefato de bronze. O Louvre qualificou de "estúpida" a decisão grega, porque há dois anos o país havia emprestado a mesma escultura para o museu parisiense.

A disputa esquentou o debate sobre quem deve possuir a arte da Grécia antiga: se os gregos ou o mundo ocidental, como sugeriu recentemente a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Os mármores do Partenon, em poder do museu britânico, são uma extensa coleção procedente da milenar Atenas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Partenon
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página