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30/03/2007
-
10h45
RICARDO CALIL
do Guia da Folha
A definição mais conhecida sobre o cineasta francês Robert Bresson (1907-1999) foi dada por François Truffaut (1932-1984): "um gênio condenado a não fazer escola".
Para este último, o cinema essencial do mestre centrado no conceito da ascese (a disciplina do corpo e do espírito para se chegar a Deus) e em métodos idiossincráticos (como o uso de atores amadores com expressões neutras) não poderia ser reproduzido.
A mostra Robert Bresson e o Cinema Contemporâneo, que será realizada a partir de quarta (dia 4), no CCBB, coloca em xeque a afirmação. O evento exibirá seis filmes de Bresson ao lado de 12 filmes recentes para investigar a influência do mestre francês sobre cineastas em atividade, como Tsai Ming-liang ("O Rio") e Aki Kaurismäki ("O Homem sem Passado").
De Bresson, comparecem ainda obras-primas como "Pickpocket" (59) e "Mouchette" (67).
Ao final da mostra, talvez seja possível inverter a frase de Truffaut: ainda que irreproduzível, o estilo de Bresson foi um dos mais influentes da história do cinema.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre Robert Bresson
CCBB faz ciclo sobre a influência de cineasta Bresson
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do Guia da Folha
A definição mais conhecida sobre o cineasta francês Robert Bresson (1907-1999) foi dada por François Truffaut (1932-1984): "um gênio condenado a não fazer escola".
Para este último, o cinema essencial do mestre centrado no conceito da ascese (a disciplina do corpo e do espírito para se chegar a Deus) e em métodos idiossincráticos (como o uso de atores amadores com expressões neutras) não poderia ser reproduzido.
A mostra Robert Bresson e o Cinema Contemporâneo, que será realizada a partir de quarta (dia 4), no CCBB, coloca em xeque a afirmação. O evento exibirá seis filmes de Bresson ao lado de 12 filmes recentes para investigar a influência do mestre francês sobre cineastas em atividade, como Tsai Ming-liang ("O Rio") e Aki Kaurismäki ("O Homem sem Passado").
De Bresson, comparecem ainda obras-primas como "Pickpocket" (59) e "Mouchette" (67).
Ao final da mostra, talvez seja possível inverter a frase de Truffaut: ainda que irreproduzível, o estilo de Bresson foi um dos mais influentes da história do cinema.
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