Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2007 - 18h27

Tarantino e Rodríguez misturam sangue e pânico em "Grindhouse"

Publicidade

da France Presse

Quentin Tarantino e Robert Rodriguez darão "um banho de sangue" neste fim de semana nas salas de cinema dos Estados Unidos com "Grindhouse" (como eram chamadas salas de cinema decadentes). O longa é uma homenagem aos filmes de terror e ação dos anos 70. Na América do Norte, o filme será visto no sistema "double feature" (dois filmes pelo preço de apenas um).

Zumbis contra o povo, uma heroína sensual que não tem uma perna (Rose McGowan), um super-homem na pele de Freddy Rodríguez, corridas de carros fatais e sangue em excesso caracterizam "Planet Terror" (Planeta Terror) e "Death Proof" (Prova de Morte) --dois filmes que compõem "Grindhouse". O primeiro, de Robert Rodriguez; o segundo, de Quentin Tarantino.

"Grindhouse", homenagem aos "filmes B" das décadas de 60 e 70 (que na América do Norte, Austrália e Reino Unido podiam ser vistos em sessão matinê ao preço de apenas um ingresso), é dirigido por dois cineastas considerados "cult" --e com um orçamento bem paradoxal à idéia de "decadência": US$ 53 milhões.

"Para mim, a única falha de nossos filmes 'Grindhouse' é que não são suficientemente ruins", afirmou Tarantino ao jornal "Los Angeles Times" durante a pré-estréia na semana passada, no dia em que ele completava 44 anos.

Lançamento internacional

Os dois filmes duram 191 minutos --incluindo trailers de falsas estréias de terror e ação. A audiência internacional, no entanto, não poderá conferir o trabalho. Até mesmo na América do Norte existe um mistério sobre como reagirão as novas gerações, que não conhecem esta "nova" forma de assistir filmes ou mesmo fitas tecnicamente mal produzidas.

"Internacionalmente não existiu esta cultura de filmes 'grindhouse' e é por isso que nós vamos lançar os filmes separadamente no exterior: 'Death Proof' e 'Planet Terror'", explica à France Presse Paula Woods, porta-voz do departamento internacional do estúdio Weinstein Company.

Ela acrescenta que a cada filme, de 75 minutos cada um (além de falsa publicidade), serão adicionadas cenas editadas para a versão americana. Desta forma, cada filme terá duração de quase duas horas no exterior.

As datas do lançamento internacional não estão definidas.

Elenco

O longa-metragem de Tarantino será exibido no próximo festival de Cannes --onde levou a Palma de Ouro por "Pulp Fiction" em 1994.

Em seu primeiro filme depois de "Kill Bill", as mulheres são novamente as heroínas --interpretadas por Rosario Dawson, Jordan Ladd, Sydney Tamiia Poitier, Vanessa Ferlito, Tracie Thoms e Marley Shelton--, temerárias motoristas que encaram o vilão interpretado por Kurt Russell, com direito a todos os clichês dos bandidos da época homenageada.

Rose McGowan --conhecida por seu papel como uma das três bruxas da série de televisão "Charmed" e ex-namorada do cantor Marilyn Manson-- é a única atriz com papel de protagonista nos dois filmes.

Com papéis secundários, aparecem nos dois longas as gêmeas venezuelanas Elise e Electra Avellán.

Tarantino e Rodriguez passaram os últimos dias trocando elogios e palavras de admiração.

Os dois são amigos desde o início da década de 90, quando começaram a se encontrar em festivais e passaram a ser tratados como especialistas em cinema violento --como "Cães de Aluguel" e "El Mariachi".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Quentin Tarantino
  • Leia o que já foi publicado sobre Robert Rodriguez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página