Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2007 - 09h14

Escritor sul-africano J. M. Coetzee deve marcar presença na Flip

Publicidade

da Folha Online

A organização da quinta edição da Flip (Festa Literária Internacional de Parati), reconhecida como um dos maiores eventos literários da América Latina, confirmou a presença do prêmio Nobel (2003), o sul-africano J. M. Coetzee. Este ano, a feira deve acontecer entre os dias 4 e 8 de julho, na cidade de Paraty (RJ).

Coetzee fará uma conferência sobre Samuel Beckett, Nobel de Literatura de 1969. O sul-africano é vencedor de duas edições do prêmio britânico Booker Prize e autor dos clássicos "Vida e Época de Michael K" e "Desonra".

A feira também traz o americano Dennis Lehane, o roteirista mexicano Guilhermo Arriaga (dos filmes "Babel" e "Amores Brutos") e os romancistas argentinos César Aira, Rodrigo Fresán e Alan Pauls.

A Flip também apresentará uma programação paralela especial para crianças, a "Flipinha", com cinema e oficinas.

O autor Nelson Rodrigues será o homenageado deste ano. Segundo a organização do evento, a homenagem a Nelson Rodrigues tem o objetivo de requalificar o papel do escritor na literatura brasileira.

"Apesar da riqueza de seu trabalho, Nelson Rodrigues infelizmente ainda não se libertou de uma visão folclórica que fazem de sua obra. Muitos ainda o enxergam como um reacionário ou um imoral. Mas o fato é que ele é o principal dramaturgo brasileiro e um dos nossos melhores escritores, um autor que soube, como poucos, garimpar o que existe de universal e grandioso no universo do cotidiano banal", diz o diretor de programação, Cassiano Elek Machado.

Criada pelo arquiteto Mauro Munhoz, a Flip é realizada pela Casa Azul, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) voltada para o desenvolvimento sustentável de regiões brasileiras --em especial a região de Paraty.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Flip
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página