Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2007 - 14h20

MV Bill recebe prêmio do rei da Espanha por "Falcão"

Publicidade

da Folha Online

O rapper carioca MV Bill --um dos nomes à frente da Cufa (Central Única das Favelas)--, seu produtor Celso Athayde e o jornalista Frederico Neves, do "Fantástico" (Globo), receberam hoje em Madri o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha pelo documentário "Falcão - Meninos do Tráfico".

Ana C. Fernandes/Folha Imagem
MV Bill ganhou prêmio na Espanha
MV Bill ganhou prêmio na Espanha
O prêmio foi recebido na Casa de América, na capital espanhola, das mãos do rei Juan Carlos 1º, que destacou a qualidade do jornalismo ibero-americano e do trabalho que mostra "o drama da exploração de crianças e excluídos".

"Falcão é uma convocação para que a ordem das coisas no Brasil seja definitivamente mudada", disse Athayde.

"Falcão", documentário de 58 minutos, foi exibido no "Fantástico" em 19 de março do ano passado, revelando o universo de crianças e adolescentes que trabalham para o tráfico de drogas em periferias do Brasil.

O fotógrafo brasileiro Marcos Antonio Fernandes, 42, também recebeu menção honrosa na premiação. O júri do prêmio, que é organizado anualmente pela agência de notícias Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional, concedeu a menção honrosa a Fernandes por uma série de fotos intitulada "Os meninos da luz vermelha", publicada no "Diário do Comércio" em 5 de julho de 2006.

A série traz uma impactante crônica visual de um assalto a um automóvel ocupado por uma mulher, em uma movimentada avenida da cidade de São Paulo. Para captar a seqüência, Fernandes montou guarda durante três dias, a cerca de 200 metros de distância da esquina onde menores da rua costumavam perpetrar ataques a veículos e roubos a motoristas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o "Falcão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página