Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2007 - 08h15

Niemeyer será referência para bienal de arquitetura ibero-americana

Publicidade

da Efe, em Avilés (Espanha)

O Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer projetado junto à enseada de Avilés, no norte da Espanha, será transformado em ponto de referência para uma bienal sobre arquitetura contemporânea ibero-americana, divulgou hoje o titular da secretaria geral ibero-americana, Enrique Iglesias.

Iglesias, que faz parte do grupo criador da fundação Oscar Niemeyer, fez as declarações na ocasião de sua visita à exposição sobre o arquiteto brasileiro, em Astúrias.

Em sua opinião, a figura de Niemeyer "terá grande poder de convocação para fazer desse centro um ponto de referência de uma bienal de arquitetura contemporânea ibero-americana, o que é uma grande contribuição à cultura mundial".

Iglesias, considerado um dos economistas mais importantes da América Latina, enfatizou o poder da atração de turistas gerado por esse tipo de projeto cultural. Para o secretário, o Centro Niemeyer, além de apresentar a cidade e o Principado, "significará, sem dúvida, uma contribuição muito importante à economia da região".

O futuro centro dará à cidade e a toda a região de Astúrias "um ponto de referência de caráter cultural muito significativo pelo vínculo que sua atividade terá com a América Latina, começando por dar o nome de uma das figuras mais destacadas da arquitetura", disse.

Iglesias visitou a exposição "Niemeyer 100 por 100" na presença da conselheira de Cultura de Astúrias e presidente da fundação Oscar Niemeyer, Ana Rosa Migoya; do prefeito de Avilés, Santiago Rodríguez Vega; e do diretor da fundação, Natalio Grueso, entre outros.

A conselheira disse que a exposição instalada na enseada despertou o interesse de algumas cidades do Reino Unido, da Itália e do Brasil, principalmente de Brasília.

"Para nós, seria uma grande satisfação que uma exposição que foi criada, idealizada e pensada em Astúrias transcenda nossas fronteiras e seja uma vitrine a mais de nossa comunidade em pontos muito importantes do mundo", disse Migoya.

A conselheira manteve aberta a possibilidade de que os primeiros trabalhos do centro cultural sejam expostos no final de abril, "com a expectativa sobre a vinda de Oscar Niemeyer, como ele anunciou".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Oscar Niemeyer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página