Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2007 - 11h04

Espanha é convidada de honra da Feira do Livro de Londres

Publicidade

ANA MARÍA ECHEVERRÍA
da France Presse, em Londres

Tendo a Espanha como convidada de honra, a Feira do Livro de Londres, a London Book Fair (www.londonbookfair.co.uk), que atrai centenas de editores, escritores, distribuidores, livreiros e agentes literários do mundo inteiro, abriu as portas nesta segunda-feira em uma sala de exposições no oeste da capital britânica.

As obras de autores espanhóis ocupam o centro da 36ª edição desta festa do livro londrina, um dos eventos literários mais importantes em nível internacional, do qual participam 2.000 editoras do mundo todo e 50 empresas espanholas.

O pavilhão central do centro de exposições foi tomado por obras de Arturo Pérez-Reverte, Javier Marías, Almudena Grandes, Enrique de Hériz, Manuel Rivas, Juan Marsé e Juan Goytisolo, entre outros.

Esta é a segunda vez que o Reino Unido homenageia a literatura no idioma espanhol. No ano passado, o México e a literatura mexicana ocuparam o lugar de honra desta feira. A gerente do evento, Emma House, explicou que a Espanha foi escolhida como "país foco de mercado", para destacar a importância do espanhol no mercado literário e para incrementar o interesse do público nos autores, editores e livros espanhóis.

O programa "país foco de mercado" foi criado em 2004 para destacar determinados países ou áreas e potencializar os vínculos comerciais com estas áreas, sua indústria editorial e oportunidades de exportação.

Antes da Espanha e do México (homenageado de 2006), os convidados de honra foram Eslovênia, Eslováquia, Polônia, Hungria e República Tcheca (em 2004) e Austrália e Nova Zelândia (em 2005).

A feira de Londres também será palco durante quatro dias de conferências, leituras, debates e mesas redondas, das quais participarão autores, jornalistas e críticos literários espanhóis, bem como escritores do mundo inteiro.

Em uma destas mesas redondas, a escritora Margaret Atwood debaterá com outros escritores a "sobrevivência dos livros no mundo eletrônico" atual. "A cena literária na Espanha atual" é o tema de outra mesa redonda, que terá como mediador o diretor do festival literário Hay-on-Wye (www.hay-on-wye.co.uk), Peter Florence, e da qual participarão os escritores Carmen Posadas, Javier Sierra e Enrique de Hériz.

Em uma terceira mesa redonda, responsáveis de suplementos literários de vários jornais espanhóis analisarão o papel destas publicações no fomento da leitura e das vendas de livros, enquanto outros participantes examinarão como estreitar as relações culturais entre Espanha e Reino Unido.

A feira de Londres não apenas voltou sua atenção para os livros em espanhol, como também abriu espaço a editores das línguas catalã, galega e basca, que apresentam sua produção durante o evento.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre feira de livros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página