Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2007 - 16h37

Festival de Cinema Brasileiro de Paris se amplia na 9ª edição

Publicidade

da France Presse, em Paris

Com uma programação de mais de 30 filmes, exibidos ao longo de duas semanas em duas salas diferentes, o Festival do Cinema Brasileiro de Paris se amplia em sua nona edição, que será celebrada entre 25 de abril e 8 de maio.

Quinze filmes de ficção (oito na mostra competitiva), alguns deles selecionados e premiados em grandes festivais, estão programados para a primeira semana no cinema L'Arlequin da capital francesa. Na segunda semana, o tradicional Le Latina receberá exclusivamente documentários, com 17 produções recentes.

Divulgação
Filme "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" será exibido em evento em Paris
Filme "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" será exibido em evento em Paris
Os atores Caio Blat e José Wilker, a atriz Hermila Guedes e os diretores Tata Amaral, Miguel Faria e Breno Silveira estarão entre as personalidades do cinema brasileiro presentes nesta edição, cuja madrinha será a atriz brasileira residente na França Cristiana Reali.

Duas temáticas são os eixos desta edição: "Diferenças e indiferença" (a aceitação do outro e de suas diferenças na sociedade brasileira) e "Retratos de artistas" (grandes nomes da cultura brasileira).

"O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger, com Caio Blat, Paulo Autran e Simone Spoladore, será exibido na noite de abertura do festival.

"Antonia", de Tata Amaral, "Baixio das Bestas", de Cláudio Assis, "O Céu de Suely", de Karim Ainouz, "O Cheiro do Ralo", de Heitor Dhalia, "Fabricando Tom Zé", de Décio Matos Jr, "O Maior Amor do Mundo", de Cacá Diegues, "Vinícius", de Miguel Faria Jr, e "Zuzu Angel", de Sérgio Rezende, disputarão os prêmios de melhor filme, ator e atriz. Os troféus serão atribuídos por um júri composto por três personalidades do cinema francês: os cineastas Patrick Braoundé e Emmanuelle Bercot e o ator Rufus.

"Proibido Proibir", de Jorge Durán, encerrará a semana dedicada ao cinema de ficção.

O festival se dedicará na semana seguinte aos documentários, com o objetivo de mostrar "uma produção talentosa em plena efervescência" e "reconhecida internacionalmente por sua qualidade", entre eles "Santiago", de João Moreira Salles, que abrirá a mostra, e "Encontro com Miltos Santos", de Silvio Tendler. Serão 15 filmes do gênero.

O Festival de Cinema Brasileiro de Paris é organizado pela associação Jangada, dedicada à promoção da cultura brasileira na Europa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cinema brasileiro na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página