Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2007 - 17h37

Documentários marcam segundo dia da 11 ª edição do Cine PE

Publicidade

FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online, em Recife

Nesta terça-feira, a 11ª edição do Festival do Audiovisual Cine PE (que acontece entre os dias 23 e 29 de abril no Cine-Teatro Guararapes, em Recife) traz na programação, entre curtas e longas, quatro documentários.

O curta-metragem mineiro "Eu Sou Como um Polvo", dirigido por Sávio Leite, relembra o desenhista brasileiro Lourenço Mutarelli, cujo romance também foi inspiração para o filme "O Cheiro do Ralo". Mutarelli participou ainda da roteirização do curta em competição.

Em seguida, em película de 35 mm, será exibido o curta paulista "Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba". Sob direção de Ricardo Dias e Tomaz Farkas, o filme conta a história do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954, quando o músico se apresentou no parque do Ibirapuera (SP). Farkas filmou a apresentação do músico e só reencontrou o material em 2004, quando decidiu reeditá-lo.

A mostra competitiva traz mais dois documentários em longa-metragem: "O Mundo em Duas Voltas", de David Schürmann, e "O Côco, a Roda, o Pnêu e o Farol", de Mariana Fortes.

O primeiro mostra a empreitada que a família Schürmann enfrentou ao percorrer o mesmo percurso feito pelo navegador português Fernão Magalhães em 1519. A "família aventura" refez o mesmo percurso em 1997, passando por mais de 30 países.

Encerrando a segunda noite do festival, a platéia recifense vai conferir o único longa-metragem pernambucano em exibição no festival. "O Côco, a Roda, o Pnêu e o Farol" traz em 80 minutos personagens e costumes da comunidade de pescadores e de pessoas que perpetuam o legado musical da região.

A repórter viajou a convite do festival.

Leia mais
  • Recife inaugura 11º Cine PE e acentua regionalismo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Cine PE
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página