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26/04/2007
-
14h40
da Folha Online
De um lado, velhas conhecidas se tornam novidades com o violonista. De outro, novidades diversificam a obra do compositor. Em um intervalo de poucos dias, Arthur Nestrovski lança dois discos: "Jobim Violão", interpretações de partituras de obras de Tom Jobim, e "Tudo o que Gira Parece a Felicidade", trilha sonora do novo espetáculo de Ivaldo Bertazzo e Inês Bogéa.
"Jobim Violão", da Gaia Discos em parceria com o Instituto Moreira Salles (distribuição da Tratore), traz 14 composições do maestro executadas com base nas partituras de "Cancioneiro Jobim" (Jobim Music/Casa da Palavra, 2002), transcrições para piano assinadas por Eumir Deodato, Claus Ogerman, Paulo Jobim e pelo próprio Tom. O lançamento acontece hoje à noite, apenas para convidados, no instituto.
No repertório estão parcerias de Jobim com Vinicius de Moraes ("Janelas Abertas", "Insensatez", "Eu Sei que Vou Te Amar", "Se Todos Fossem Iguais a Você") e Chico Buarque ("Retrato em Branco e Preto", "Sabiá"), entre outras. Para Nestrovski, que é crítico de música clássica, articulista da Folha e editor da Publifolha, essas canções tão conhecidas ganharam uma sonoridade surpreendente.
"Na música popular, é muito difícil alguém tocar o que o compositor escreveu. E Jobim foi quase um desleixado [no registro de suas obras]. Essas partituras trazem o Jobim compositor com um grau de minúcia... São revelações atrás de revelações, detalhes, sutilezas que não eram conhecidos", afirma.
No ouvido, o resultado foi a "nudez" das canções. "Não há introdução, variações, harpejos para cima e para baixo. As canções estão nuas e trazem uma estranha sensação de novidade", considera o músico de 47 anos. "Como intérprete, é um risco. Você fica muito exposto. Fui no 'osso' da canção."
O disco nasceu de forma despretensiosa, gravado em duas tardes de fevereiro de 2006. Foi um convite do Cacá Machado (diretor artístico da Gaia Discos) para experimentar microfones novos para o estúdio. "Sem ter planejado, eu tinha um disco", diz Nestrovski, que "transliterou" as partituras de piano para o seu violão.
Encomenda
Para além do intérprete solista, "Tudo o que Gira Parece a Felicidade" traz o músico focado na composição, com direito a banda. Trilha de "Cidadança", de Bertazzo e Bogéa (crítica da Folha), o conteúdo do disco poderá ser conferido por três semanas, a partir do dia 5 de maio, no Tuca (SP). O CD estará à venda no local do espetáculo.
A montagem é um projeto com cem jovens de áreas carentes da cidade de São Paulo. Nestrovski, que assinou a trilha do espetáculo anterior de Bertazzo ("Milágrimas"), compôs as músicas para "Cidadança" entre o fim de dezembro e o começo de janeiro. Eucanaã Ferraz e Celso Sim são parceiros em algumas faixas.
"Cada canção é de um gênero diferente. Há ciranda, rock, peça para piano solo, estudo para violão, balada, afro-samba e choro. Fui compondo na medida do que eles precisavam", destaca Nestrovski. Nessa criação por encomenda, até o mais improvável surgiu. "Fiz um funk, que não está no disco, mas está na trilha do espetáculo."
Especial
Leia o que já foi publicado sobre Arthur Nestrovski
Entre Jobim e Bertazzo, Nestrovski mostra seu universo em dois CDs
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De um lado, velhas conhecidas se tornam novidades com o violonista. De outro, novidades diversificam a obra do compositor. Em um intervalo de poucos dias, Arthur Nestrovski lança dois discos: "Jobim Violão", interpretações de partituras de obras de Tom Jobim, e "Tudo o que Gira Parece a Felicidade", trilha sonora do novo espetáculo de Ivaldo Bertazzo e Inês Bogéa.
"Jobim Violão", da Gaia Discos em parceria com o Instituto Moreira Salles (distribuição da Tratore), traz 14 composições do maestro executadas com base nas partituras de "Cancioneiro Jobim" (Jobim Music/Casa da Palavra, 2002), transcrições para piano assinadas por Eumir Deodato, Claus Ogerman, Paulo Jobim e pelo próprio Tom. O lançamento acontece hoje à noite, apenas para convidados, no instituto.
Marcelo Maragni/Divulgação |
Arthur Nestrovski lança disco com composições de Tom Jobim |
"Na música popular, é muito difícil alguém tocar o que o compositor escreveu. E Jobim foi quase um desleixado [no registro de suas obras]. Essas partituras trazem o Jobim compositor com um grau de minúcia... São revelações atrás de revelações, detalhes, sutilezas que não eram conhecidos", afirma.
No ouvido, o resultado foi a "nudez" das canções. "Não há introdução, variações, harpejos para cima e para baixo. As canções estão nuas e trazem uma estranha sensação de novidade", considera o músico de 47 anos. "Como intérprete, é um risco. Você fica muito exposto. Fui no 'osso' da canção."
O disco nasceu de forma despretensiosa, gravado em duas tardes de fevereiro de 2006. Foi um convite do Cacá Machado (diretor artístico da Gaia Discos) para experimentar microfones novos para o estúdio. "Sem ter planejado, eu tinha um disco", diz Nestrovski, que "transliterou" as partituras de piano para o seu violão.
Encomenda
Marcelo Maragni/Divulgação |
Músico compôs trilha sonora do espetáculo "Cidadança", de Bertazzo e Inês Bogéa |
A montagem é um projeto com cem jovens de áreas carentes da cidade de São Paulo. Nestrovski, que assinou a trilha do espetáculo anterior de Bertazzo ("Milágrimas"), compôs as músicas para "Cidadança" entre o fim de dezembro e o começo de janeiro. Eucanaã Ferraz e Celso Sim são parceiros em algumas faixas.
"Cada canção é de um gênero diferente. Há ciranda, rock, peça para piano solo, estudo para violão, balada, afro-samba e choro. Fui compondo na medida do que eles precisavam", destaca Nestrovski. Nessa criação por encomenda, até o mais improvável surgiu. "Fiz um funk, que não está no disco, mas está na trilha do espetáculo."
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