Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2007 - 07h56

Walter Salles é convidado de honra do Cannes Classics

Publicidade

da Efe, em Paris

O brasileiro Walter Salles será um dos quatro convidados de honra do Cannes Classics, mostra exibida na próxima edição do Festival de Cannes apresentada hoje e que, desde 2004, reúne todos os filmes que marcaram época nos cinemas.

Grigoris Siamidis/Folha Imagem
Cineasta Walter Salles é convidado de honra do Cannes Classics
Cineasta Walter Salles é convidado de honra do Cannes Classics
O evento, que acontece entre 16 e 27 de maio, contará com a exibição de quatro documentários sobre a história do cinema e com a apresentação de dez filmes restaurados procedentes da Itália, da França, da Coréia do Sul, dos Estados Unidos, da Alemanha e do Reino Unido.

Os também diretores Andrzej Wajda e Martin Scorsese e a atriz americana Jane Fonda completam a lista dos convidados pela organização do festival.

Segundo os produtores, o evento tem por objetivo "oferecer o prestígio do festival a serviço do cinema, das cópias restauradas e do retorno às salas de exibição de grandes obras do passado".

O diretor americano Martin Scorsese vai liderar a primeira das três sessões programadas, por ter estimulado a criação da World Cinema Foundation, uma associação sem fins lucrativos que tem o intuito de ajudar economicamente a preservação, a restauração e a difusão de filmes de todas as partes do mundo --em particular da África, da América Latina e da Europa Central.

A World Cinema Foundation será apresentada oficialmente no dia 22 de maio em Cannes, na presença de seu primeiro organizador, o diretor Walter Salles, e do romeno Cristi Puiu, que em 2005 recebeu o prêmio da seção "Un Certain Regard" com "A morte do Sr. Lazarescu".

Salles, diretor de "Diários de Motocicleta", apoiará um dos três filmes que serão lançados no evento -"Limite" (1931), do também brasileiro Mario Peixoto.

Jane Fonda fará em 26 de maio, penúltimo dia da mostra, uma homenagem a seu pai, o diretor, produtor e ator Henry Fonda, durante a projeção de "12 Homens e Uma Sentença" (1957), dirigido por Sydney Lumet.

A lista de famosos inclui o cineasta polonês Andrzej Wajda, ("Suwalki", 1926), Urso de Ouro de Honra da edição de 2006 do Festival de Berlim, que, neste ano, é o padrinho do evento. Em 1981 recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes (o principal prêmio) com "O homem de Ferro".

A projeção de uma trilogia shakespeariana protagonizada pelo britânico Laurence Olivier (1907-1979) --agora digitalizada-- e uma homenagem ao centenário de nascimento do ator John Wayne, com a projeção de cópias restauradas de "O Fundo do Mar"(1953), de John Farrow, e "Rio Bravo" (1959), de Howard Hawks, constituem os dois eventos suplementares do 'Cannes Classics 2007'.

Os quatro documentários sobre o cinema serão dedicados ao ator americano Marlon Brando, ao diretor francês Maurice Pialat, ao produtor francês Pierre Rissient e ao cineasta britânico Lindsay Anderson.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Cannes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página