Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2007 - 10h38

Irã prepara documentário em resposta a "300"

Publicidade

da Ansa, em Teerã

O Irã lançará um documentário sobre os "4.000 anos de história persa" em resposta ao filme hollywoodiano "300", considerado ofensivo à cultura e ao povo iraniano.

Divulgação
Rodrigo Santoro como o rei Xerxes em "300"
Rodrigo Santoro como o rei Xerxes em "300"
Teerã já havia se manifestado contra o filme em março e pedido para que não fosse mais exibido nos cinemas.

"300", dirigido por Zack Snyder, é baseado em uma história em quadrinhos de Frank Miller, que aborda a Batalha das Termópilas (que aconteceu em 480 a.C.), em que 300 espartanos lutaram contra o exército persa liderado pelo rei Xerxes, interpretado pelo brasileiro Rodrigo Santoro.

O filme que o Irã está preparando será dirigido por Peyman Fakkharian e patrocinado pelo centro para o Cinema Documental e Experimental. A obra apresentará filmagens e animações e terá como base, de acordo com os produtores, vários textos antigos, entre os quais o Avesta, livro sagrado da religião de Zoroastro, e escritos de historiadores gregos como Heródoto e Plutarco.

Além da Batalha das Termópilas, serão representadas a Batalha naval de Salamina, de 480 a.C., a de Maratona de 490 a.C., e a invasão da Pérsia por Alexandre, o Grande, que destruiu a cidade de Persépolis, capital do Império Persa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "300"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página