Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2007 - 16h39

Áustria devolve quadro de Munch a neta de Gustav Mahler

Publicidade

da Ansa, em Viena

Um ano depois de restituir cinco quadros do pintor Gustav Klimt (1862-1918) aos seus legítimos herdeiros --judeus perseguidos durante o regime nazista--, Viena volta a devolver uma obra de arte aos proprietários originais.

Marina Mahler, a neta de Alma e do compositor Gustav Mahler (1860-1911), filha da segunda filha do casal, recebeu oficialmente em uma cerimônia o quadro "Luar", do pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944), que foi retirado da família em 1940.

Herwig Prammer/Reuters
Marina Mahler obteve o quadro de volta
Marina Mahler obteve o quadro de volta
A mulher do famoso compositor ganhou a tela de presente do industrial Karl Reininghaus em 1916, e em 1937 deixou o quadro no museu Belvedere, em Viena. Em 1938, com a ascensão do nazismo, Alma teve de abandonar a Áustria e fugir para o exterior com o seu terceiro marido, o escritor judeu Franz Werfel.

O padrasto de Alma, Carl Moll, nazista convicto, vendeu o quadro ao museu Belvedere nos anos 40, usando o nome da meia-irmã de Alma, Maria Eberstaller, que era casada com um importante funcionário nazista vienense. Em vez de ficar apenas dois anos --a intenção inicial de Alma-- no museu, a obra permaneceu lá até hoje.

De 1947 até sua morte, em 1964, Alma Mahler procurou de todas as maneiras reaver a pintura do governo austríaco. Em 1999, a Áustria recusou o pedido da neta Marina até que, em 2006, conseguiu que o governo devolvesse o quadro.

"Estou muito comovida", declarou Marina durante a cerimônia de hoje, que teve a presença da ministra da Cultura da Áustria, Claudia Schmied.

A diretora do museu Belvedere, Agnes Husslein, disse estar pronta para restituir a obra à legítima herdeira, apesar disso significar "uma grande perda" para o museu.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gustav Klimt
  • Leia o que já foi publicado sobre Edvard Munch
  • Leia o que já foi publicado sobre Gustav Mahler
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página