Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2007 - 13h03

Júri do 60º Festival de Cannes é marcado por ecletismo

Publicidade

da France Presse, em Paris

Presidido pelo cineasta britânico Stephen Frears, 65, o júri do 60º Festival de Cannes (de 16 a 27 de maio) terá experientes representantes do cinema e da literatura mundiais. Entre eles, a atriz portuguesa Maria de Medeiros, 41, o cineasta italiano Marco Bellocchio, 67 e o escritor Orhan Pamuk, 54, Nobel de Literatura em 2006.

Conheça os nove membros:

Stephen Hird/Reuters
Stephen Frears é presidente do júri
Stephen Frears é presidente do júri
- Stephen Frears: o cineasta britânico dirigiu "A Rainha", "Ligações Perigosas" e "Minha Adorável Lavanderia", entre outros.

- Marco Bellocchio: o italiano dirigiu "Bom dia, Noite", "O Processo do Desejo", "O Diabo no Corpo", "A Hora da Religião", "De Punhos Cerrados" e "A China está Próxima".

- Maggie Cheung, 42: a atriz de Hong Kong atuou em "Wong Gok Ka Moon", "Dung Che Sai Duk", "Dias Selvagens", "Amor à Flor da Pele" e "2046 - Os Segredos do Amor". Já ganhou o prêmio de interpretação feminina do festival, em 2004, por seu papel em "Clean", do francês Olivier Assayas.

Divulgação
Maria de Medeiros estará no festival
Maria de Medeiros estará no festival
- Maria de Medeiros: a portuguesa é famosa por atuações nos cinemas americano, francês e português. Também dirigiu "Capitães de Abril" e o documentário "Je t'aime moi non plus".

- Toni Collette, 34: a australiana saltou para a fama em "O Casamento de Muriel" e atuou no aclamado "Pequena Miss Sunshine".

- Sarah Polley, 28: a canadense trabalhou para diretores como Atom Egoyan, Wim Wenders e David Cronenberg. Atuou em "Minha vida sem Mim", de Isabel Coixet, com o qual foi indicada ao prêmio Goya de Melhor Atriz. Dirigiu "Loin d'elle".

Michael Sohn/AP
Pamuk ganhou Nobel de Literatura
Pamuk ganhou Nobel de Literatura
- Orhan Pamuk: prêmio Nobel de Literatura em 2006, o escritor turco é autor de "Neve", "Meu Nome é Vermelho" e "Istambul".

- Michel Piccoli, 86: em meio século de carreira no teatro e no cinema, o ator e cineasta francês trabalhou com os diretores Luis Buñuel em "A Bela da Tarde" e "O Discreto Charme da Burguesia". Dirigiu vários filmes, como "Alors, Voilà".

- Abderrahmane Sissako, 47: o cineasta mauritano é autor de "Bamako" e "Esperando a Felicidade".

O 60º Festival de Cannes terá 22 filmes concorrendo à Palma de Ouro, o prêmio máximo do evento. Não haverá nenhum filme brasileiro. Da América, participarão da disputa cinco filmes dos Estados Unidos e um mexicano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Cannes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página