Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2007 - 16h10

Blog de soldado americano no Iraque ganha prêmio

Publicidade

da France Presse, em Londres

Um ex-soldado americano, Colby Buzzell, acabou se tornando escritor e ganhou hoje o prêmio Lulu Blooker por seu livro "Passar o Tempo no Iraque", inspirado no blog que ele escreveu durante suas missões.

Reprodução
Livro teve sua origem em blog
Livro teve sua origem em blog
"Quem lê o blog de um soldado percebe que ele está falando de seus temores, suas preocupações, suas esperanças. É como se a guerra se tornasse realidade para o leitor", disse Buzzell.

"Não escrevi para os outros ou para o mercado, escrevi para mim", afirmou o ex-soldado. Ele se diz um "autor por acidente".

Os textos de Buzzell não agradaram ao exército americano, que o dispensou em 2005. Hoje o autor está desempregado.

O ex-soldado descobriu os blogs em 2004, pouco tempo depois de entrar no exército. A partir de então, ele passou a descrever todos os dias os horrores da guerra, o medo, a violência e o caos.

O exército americano acabou proibindo que seu blog fosse realizado nas dependências da instituição. A aventura poderia ter parado por aí, se ele não tivesse recebido apoio. "Recebia centenas de e-mails por dia", afirmou.

Os textos migraram da internet para o mundo dos livros com sucesso. A obra, intitulada "My War: Killing Time in Irak" (Minha guerra: matando o tempo no Iraque, em tradução livre) foi publicada em setembro de 2006 e já traduzida para sete idiomas.

O prêmio Lulu Blooker é destinado aos "blooks" (livros que surgem a partir de blogs, sites e outros conteúdos on-line). O livro de Colin Buzzell concorria com cerca de 110 obras de 15 países diferentes.

Leia mais
  • Programa 'Entrelinhas' exibe reportagem sobre Clarice Lispector

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre literatura
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página