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16/05/2007
-
18h17
de ELISEO GARCÍA NIETO
da Efe, em Cannes
A expectativa era grande, mas foram fracos os aplausos na apresentação à imprensa de "My Blueberry Nights". O filme do diretor Wong Kar-Wai, que trata das distâncias sentimentais e físicas, marcou a abertura do 60º Festival de Cannes.
A decepção possivelmente foi conseqüência de uma aposta excessiva do público e de intelectuais no filme de Wong. Isso porque o cineasta vinha sendo considerado um dos melhores dos últimos anos.
Ele já havia conquistado Cannes com "Amor à Flor da Pele" (2000). Recebeu o prêmio de melhor diretor com "Felizes Juntos" (1997) e causou polêmica com "2046: Os Segredos do Amor" (2004).
"My Blueberry Nights" apresentou como atrativo a estréia da musa do jazz e do pop Norah Jones, ao lado de outros grandes nomes como Natalie Portman, Rachel Weisz, David Strathairn e Jude Law.
Além disso, o filme traz uma excepcional fotografia, repleta de jogos de cor e sombras, obra de Darius Khondji. Ele foi diretor de fotografia de "Delicatessen" (1991), de Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet. A trilha sonora de "My Blueberry Nights" foi assinada por Ry Cooder, o mesmo de "Paris, Texas" (1984), de Win Wenders.
No entanto, ficou clara a distância entre o mais novo filme de Wong e "Amores Expressos" (1995) e "2046". A história de amor de "My Blueberry Nights" é considerada muito evidente e sem paixão, o contrário de "Amor à Flor da Pele" e "Felizes Juntos".
A ambientação, assim como a magistral composição de planos, continuam sendo os pontos fortes da obra do diretor de Hong Kong.
Os diálogos soam excessivamente graves em um filme estruturalmente simples e de metáforas muito evidentes. A personagem de Norah Jones, após uma ruptura sentimental, empreende uma viagem em que conhece pessoas e histórias que marcarão sua vida.
No entanto, apesar de a cantora realizar um excelente trabalho de estréia como atriz, as histórias secundárias acabam se impondo com força à principal. Um motivo, talvez, seja a presença de atores como Natalie Portman, Strathairn e Rachel Weiz, que acabaram se destacando em detrimento da trama.
O resultado é um filme apreciável, mas de um Wong menor, longe de seus auges.
Erro
"Disseram-me que era um erro abrir o festival", reconheceu com cautela o cineasta na entrevista coletiva que concedeu após a apresentação. No evento, Norah Jones e Jude Law acompanharam Wong.
O cineasta também disse que o principal desafio do filme é ter sido em inglês. Isso pode explicar o tom artificial de boa parte dos diálogos.
Jude Law e Norah Jones afirmaram que o diretor dá muita liberdade aos atores e é muito criativo.
Se o júri da Palma de Ouro --no qual está Maggie Cheung, atriz que trabalha freqüentemente com Wong-- viu o filme da mesma forma como a crítica, dificilmente "My Blueberry Nights" levará o prêmio.
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Wong Kar-Wai e Norah Jones decepcionam imprensa em Cannes
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da Efe, em Cannes
A expectativa era grande, mas foram fracos os aplausos na apresentação à imprensa de "My Blueberry Nights". O filme do diretor Wong Kar-Wai, que trata das distâncias sentimentais e físicas, marcou a abertura do 60º Festival de Cannes.
Divulgação |
Cantora foi ofuscada por outros nomes no filme |
Ele já havia conquistado Cannes com "Amor à Flor da Pele" (2000). Recebeu o prêmio de melhor diretor com "Felizes Juntos" (1997) e causou polêmica com "2046: Os Segredos do Amor" (2004).
"My Blueberry Nights" apresentou como atrativo a estréia da musa do jazz e do pop Norah Jones, ao lado de outros grandes nomes como Natalie Portman, Rachel Weisz, David Strathairn e Jude Law.
Além disso, o filme traz uma excepcional fotografia, repleta de jogos de cor e sombras, obra de Darius Khondji. Ele foi diretor de fotografia de "Delicatessen" (1991), de Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet. A trilha sonora de "My Blueberry Nights" foi assinada por Ry Cooder, o mesmo de "Paris, Texas" (1984), de Win Wenders.
No entanto, ficou clara a distância entre o mais novo filme de Wong e "Amores Expressos" (1995) e "2046". A história de amor de "My Blueberry Nights" é considerada muito evidente e sem paixão, o contrário de "Amor à Flor da Pele" e "Felizes Juntos".
A ambientação, assim como a magistral composição de planos, continuam sendo os pontos fortes da obra do diretor de Hong Kong.
Divulgação |
Gravar em inglês foi obstáculo para o diretor |
No entanto, apesar de a cantora realizar um excelente trabalho de estréia como atriz, as histórias secundárias acabam se impondo com força à principal. Um motivo, talvez, seja a presença de atores como Natalie Portman, Strathairn e Rachel Weiz, que acabaram se destacando em detrimento da trama.
O resultado é um filme apreciável, mas de um Wong menor, longe de seus auges.
Erro
"Disseram-me que era um erro abrir o festival", reconheceu com cautela o cineasta na entrevista coletiva que concedeu após a apresentação. No evento, Norah Jones e Jude Law acompanharam Wong.
O cineasta também disse que o principal desafio do filme é ter sido em inglês. Isso pode explicar o tom artificial de boa parte dos diálogos.
Jude Law e Norah Jones afirmaram que o diretor dá muita liberdade aos atores e é muito criativo.
Se o júri da Palma de Ouro --no qual está Maggie Cheung, atriz que trabalha freqüentemente com Wong-- viu o filme da mesma forma como a crítica, dificilmente "My Blueberry Nights" levará o prêmio.
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