Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2007 - 11h31

Tate expõe mais de 500 fotos para definir a cultura britânica

Publicidade

da Efe, em Londres

Com mais de 500 imagens de uma centena de fotógrafos, a galeria Tate de Londres acolhe a partir de hoje uma exposição que pretende retratar o Reino Unido dos últimos 150 anos, intitulada "Como Somos: Fotografando o Reino Unido".

Roger Mayne/Reprodução
"Girl Jiving in Southam Street" (1957), de Roger Mayne
"Girl Jiving in Southam Street" (1957), de Roger Mayne
"O que esperamos é que os visitantes se façam as mesmas perguntas e pensem em sua própria identidade", disse Susan Bright, uma das responsáveis pelo projeto. Ela espera que a exposição também sirva para que os espectadores reflitam sobre as características da fotografia britânica.

O público poderá contemplar instantâneos de fotógrafos tão conhecidos como David Bailey, Cecil Beaton e Norman Parkinson.

A mostra faz um percurso pela lente de uma câmara por vários episódios recentes da história do Reino Unido: o governo da Rainha Vitória, a Segunda Guerra Mundial, o estabelecimento da comunidade negra e a época das tribos urbanas, entre outros.

"Há freqüentemente uma tintura melancólica em grande parte dessas obras, mas também promovemos esta tarefa com grandes aspirações", afirmou Bright.

A foto mais antiga, feita por William Henry Fox Talbot, data de 1845 e mostra em sépia a coluna da famosa praça Trafalgar de Londres em construção.

As mais recentes, uma série de retratos de três metros de altura, pertencem a Alistair Thain, que plasmou com sua câmara o cansaço de soldados britânicos após um treinamento militar.

Leia mais
  • Obra da dinastia Tudor é representada pela 1ª vez em 480 anos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Inglaterra
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página