Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2010 - 19h54

Reality "Kitchen Nightmares" é combinado, acusa crítico

Publicidade

CLARICE CARDOSO
da Reportagem Local

Glenn Garvin, crítico do jornal "Miami Herald", acusa o reality show "Kitchen Nightmares" --em que o chef Gordon Ramsay reforma um restaurante falido do menu ao avental da garçonete-- de ser totalmente combinado.

A acusação se baseia nas observações feitas por Garvin quando se fez passar por um cliente de um restaurante escandinavo que participou do programa. Ele acompanhou os bastidores da primeira noite de filmagens e, na ocasião, protagonizou até um pequeno barraco quando uma produtora tentou confiscar o caderno em que fazia anotações.

"Tudo era falso, incluindo os clientes", escreveu ele, que diz que a maioria das pessoas que aparecem jantando no episódio foi contratada num local em Broward onde outro reality show estava sendo produzido.

Divulgação
Cena do reality show "Kitchen Nightmares"
Cena do reality show "Kitchen Nightmares" (GNT), que o crítico Glenn Garvin, do "Miami Herald", diz ser armado

Os clientes exigentes, que reclamam e quase levam garçons às lágrimas, diz, foram instruídos por produtores para reclamar "em voz alta e de uma maneira amarga".

"Se você tiver alguma reclamação sobre a comida ou o atendimento, faça um sinal para que a gente leve a câmera até você. Não olhe diretamente para a câmera e tente falar alto o bastante para o microfone conseguir captar", teria orientado um produtor.

Estimulados a reclamar, os clientes devolviam pratos que o crítico e seus companheiros de mesa --o que incluía um ex-crítico de gastronomia daquele jornal e autor de três livros de receitas-- comeram e aprovaram. Segundo o Garvin, Ramsay não estava presente na noite em questão, mas o dono do restaurante assumiu depois que, com ele lá, o clima tenso apenas piorou.

"Pensei que a publicidade e a chance de falar com um chefe estrelado pelo guia 'Michelin' valeria a pena, mas você não passa tempo nenhum com Ramsay fora das câmeras para poder pedir dicas. Eles não querem saber do ramo dos restaurantes ou de cozinhar, só se importam com o programa", disse o proprietário a Garvin.

Atualmente, o programa é exibido no Brasil pelo canal pago GNT.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página