Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2000 - 21h19

Godard faz 70 anos e prepara projeto de filme para 2001

Publicidade

da Deutsche Welle

O grande diretor francês Jean-Luc Godard faz 70 anos neste domingo (3). Ele, François Truffaut, Claude Chabrol e Eric Rohmer criaram uma nova definição de estrutura e estilo do filme, a partir do final dos anos 50: a "Nouvelle Vague".

O grupo de artistas rompeu as convenções do cinema da época. Entre eles, Godard sempre foi descrito como o "pensador mais livre".

O cineasta nasceu em Paris, filho de um médico abastado da Suíça. Durante 40 anos, Godard realizou mais de 60 filmes onde os heróis foram principalmente os marginalizados. Ele sempre buscou o experimento no filme e a realização do seu estilo pessoal, sem se orientar pelo gosto do público.

Seu primeiro filme, "Acossado" (1959), exigiu muita concentração do público, pois ele realizou muitos cortes para contar a história do assassino interpretado por Jean-Paul Belmondo.

Estes cortes dão a impressão de saltos. Anos depois o cineasta contou como tinha criado esse estilo vanguardista de cinema: o filme tinha ficado comprido demais por isso ele precisou simplesmente cortar bastante do material original. Mas o filme foi o evento de 1959, e Godard ganhou o Leão de Prata no Festival em Veneza e o prêmio de melhor diretor em Berlim.

O cineasta continua ativo. O projeto atual é "Eloge de l'amour" ("Louvor ao Amor"), que será lançado nos primeiros meses de 2001, segundo a produtora, Vega Film.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página